Procurar
Close this search box.
logo_fff

Próximos Eventos

Assembleia Geral Ordinária

Nos termos do disposto no art. 22º do Compromisso da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira, convocam-se todos os irmãos para a Assembleia Geral Ordinária, que terá lugar,

Ler Mais »

Participação no Guia Natal

É possível fazer com que as compras de Natal sejam, também, solidárias. Nos dias 25 e 26 de novembro, estaremos no mercado natalício do “Guia Natal”. No mercado poderá encontrar

Ler Mais »

Comemoração do dia da espiga. Ainda se lembra como se faz um ramo?

Começou há muito muito tempo com celtas e romanos a agradecerem aos deuses as primeiras colheitas do ano. O dia da espiga ou quinta-feira da espiga é uma celebração que ocorre no dia da Quinta-feira da Ascensão.

Na ERPI O Roseiral, alguns utentes realizaram uma caminhada para apanhar algumas das plantas que constituem um ramo, cada uma com um significado especial. O alecrim representa a saúde, a papoila simboliza o amor, a oliveira significa paz, o malmequer emblema a riqueza, a espiga significa o pão, e a videira a alegria. A confeção dos ramos foi um momento muito apreciado pelos utentes. Todos puderam contribuir para embelezar o ramo da ERPI O Roseiral.

Galeria de Imagens

os utentes do Centro de Dia visitaram a Festa da Espiga – Salir . Nesta freguesia rural, o Dia da Espiga marca o início da época das colheitas, e assume uma importância especial, pois aproveita-se a data para divulgar as manifestações tradicionais mais características desta região. Com muito agrado, os nossos seniores percorreram o recinto dedicado aos manjares e aos petiscos serranos. Desfile, artesanato regional e espetáculos musicais também fizeram parte desta iniciativa.

Galeria de Imagens

Esta comemoração é uma das tradições que os utentes da Casa da Paz muito apreciam. Neste dia, aproveitaram bom tempo para visitar o Moinho do Leitão, em Paderne, e assim apanhar a espiga e flores para construírem o seu ramo. Agradecemos à Junta de Freguesia de Paderne por esta oportunidade.

Galeria de Imagens

Traduzir »