Procurar
Close this search box.
logo_fff

Próximos Eventos

525º Aniversário da SCMA

 Os 525 anos da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira vão ser comemorados no dia 31 de maio com um programa especial.   Às 16h00, realiza-se uma eucaristia, na Igreja

Ler Mais »

Curso de cozinheiro(a)

O Centro de Formação Espaço Bússola inicia, a 3 de junho, um curso de cozinheiro(a) destinado à qualificação profissional de pessoas com deficiência e incapacidade. Este curso contempla a atribuição

Ler Mais »

Campanha “IRS Solidário”

A sua ajuda faz a diferença na vida dos nossos utentes. Antes de submeter a sua declaração de IRS saiba que a consignação do IRS permite-lhe encaminhar uma parte do

Ler Mais »

Comemoração do 524ºAniversário da Misericórdia de Albufeira

Maio é o mês do aniversário da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira. No dia de ontem celebramos a sua génese, as histórias, as pessoas e o seu património. Uma importante ocasião para agradecer: aos presentes e aos ausentes, que deixaram um legado e uma missão conduzida, na atualidade, por esta grande família que inclui órgãos sociais, colaboradores, utentes e seus familiares, irmãos, voluntários e parceiros.

As celebrações decorreram na Freguesia da Guia, a quem muito agradecemos todo o apoio prestado, e pretende-se que no futuro venham a percorrer todas as freguesias do concelho onde a SCMA intervém.

A sessão comemorativa teve início com uma missa solene, celebrada pelo Pe. Flávio Martins, e concelebrada pelo Pe. José Manuel Fernandes Águas. Muito nos honrou a presença de cerca de uma centena de pessoas na Igreja Matriz da Guia.

Agradecemos a presença dos  Vereadores Cláudia Guedelha, Vítor Ferraz e Desidério Silva; do Presidente de Junta de Freguesia da Guia, Dinis Nascimento; do Presidente de Junta de Freguesia de Ferreiras, Jorge Carmo; e do Presidente de Junta de Freguesia de Paderne, João Guerreiro. Igualmente agradecemos a presença dos representantes das forças de segurança pública locais, Misericórdias e diversas entidades parceiras.

Num dia particularmente feliz, sinónimo de uma nova vida, foi ternurento o momento de bênção e entrega do kit “Celebrar a Vida” à colaboradora Patrícia Correia,  que se iniciou no mundo da maternidade em 2023. Das mãos de Paulo Freitas, Pres. da Assembleia da SCMA, e Patrícia Seromenho, Provedora,  os colaboradores que atingiram o marco de 25 anos ao serviço receberam um distinto reconhecimento. Estes foram Ana Luísa Duarte, Ana Paula Galeano Rodrigues Araújo, e Rui José Guerreiro Santos. Igualmente foi distinguida pela sua dedicação e profissionalismo a colaboradora Regina Maria S. Francisco Santos, que em 2022 se aposentou.

Esta celebração estendeu-se à comunidade e às diferentes respostas sociais através da transmissão direta pelo Facebook, onde decorreram festejos a congratular os 524 anos de vida.

Concluída a missa, os convidados dirigiram-se a Creche Tempos de Infância, onde  aconteceu a cerimónia de bênção desta que é a primeira creche do país intervencionada no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, e da nova viatura adquirida para apoiar as atividades do Serviço de Apoio Domiciliário.

No âmbito da iniciativa Criar +, promovida pelo departamento de Recursos Humanos visando o bem-estar das equipas desta instituição, foram agraciados16 colaboradores selecionados pelos seus próprios colegas como os “mais empáticos” de cada equipa.

Cumprimentando os presentes, Patrícia Seromenho referiu que o dia foi de celebração:  “só se consegue sobreviver 524 anos quando temos a capacidade de transformar-nos e de acreditar naquilo que fazemos. Com amor e dedicação conseguimos  sobreviver todos estes anos. Queremos agradecer a caminhada destes 365 dias, e refletir para melhorarmos diariamente. Só assim conseguimos dar resposta aos que precisam de nós. Estamos a passar um momento difícil enquanto cidadãos do mundo. Esta instituição não quer parar, nem quer ficar amedrontada, mas contribuir para soluções. Este é o primeiro ano de um projeto de transformação para a Instituição e contamos com todos para concretizá-lo.”

No seu discurso Paulo Freitas apelou a tratarmos os outros como gostaríamos de ser tratados, enaltecendo o espírito de entreajuda e união desta Santa Casa: “nenhuma casa é feita de um só elemento. Esta Misericórdia acolhe todos os dela fazem parte e dela necessitam. O fato de podermos festejar 524 anos é uma vitória. Uma vitória que é de todos os que compõem esta casa ao quais digo muito obrigado.”

Agradecendo a escolha da Freguesia da Guia para as celebrações, Dinis Nascimento referiu:  “o crescimento desta freguesia deve-se também à Santa Casa por tudo o que tem feito. Esta creche é a prova disso. Nós estamos disponíveis para ajudar dentro das nossas possibilidades. Estamos cá para ajudar as pessoas e quem trabalha para as pessoas.”

Dirigindo-se à Provedora, a Vereadora Cláudia Guedelha elogiou a missão de lealdade de missão, verdade e partilha, e por ter a capacidade de liderar esta fantástica equipa e dar o seu coração aos outros. “Albufeira tem o orgulho de tê-la cá e de ter esta equipa. Ver tantas pessoas juntas nesta celebração significa que não fazemos nada sozinhos. Hoje levamos a responsabilidade de passar à comunidade o que fazemos, e não termos vergonha de dizer que apoiamos a diferença. E a diferença somos todos, pois todos temos dificuldades.”

O programa de comemoração encerrou com um almoço de convívio, com brinde e bolo comemorativo, que teve lugar espaço exterior da creche.

Expressamos o nosso sincero agradecimento aos parceiros que contribuíram para a realização deste evento:

  • Junta da Freguesia da Guia;
  • Adega do Cantor Sociedade de Vitivinicultura;
  • Restaurante Ramirez;
  • Restaurante Rei dos Mares.
Traduzir »