Procurar
Close this search box.
logo_fff

Próximos Eventos

Assembleia Geral Ordinária

Nos termos do disposto no art. 22º do Compromisso da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira, convocam-se todos os irmãos para a Assembleia Geral Ordinária, que terá lugar,

Ler Mais »

Participação no Guia Natal

É possível fazer com que as compras de Natal sejam, também, solidárias. Nos dias 25 e 26 de novembro, estaremos no mercado natalício do “Guia Natal”. No mercado poderá encontrar

Ler Mais »

Comemoração do 524ºAniversário da Misericórdia de Albufeira

Maio é o mês do aniversário da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira. No dia de ontem celebramos a sua génese, as histórias, as pessoas e o seu património. Uma importante ocasião para agradecer: aos presentes e aos ausentes, que deixaram um legado e uma missão conduzida, na atualidade, por esta grande família que inclui órgãos sociais, colaboradores, utentes e seus familiares, irmãos, voluntários e parceiros.

As celebrações decorreram na Freguesia da Guia, a quem muito agradecemos todo o apoio prestado, e pretende-se que no futuro venham a percorrer todas as freguesias do concelho onde a SCMA intervém.

A sessão comemorativa teve início com uma missa solene, celebrada pelo Pe. Flávio Martins, e concelebrada pelo Pe. José Manuel Fernandes Águas. Muito nos honrou a presença de cerca de uma centena de pessoas na Igreja Matriz da Guia.

Agradecemos a presença dos  Vereadores Cláudia Guedelha, Vítor Ferraz e Desidério Silva; do Presidente de Junta de Freguesia da Guia, Dinis Nascimento; do Presidente de Junta de Freguesia de Ferreiras, Jorge Carmo; e do Presidente de Junta de Freguesia de Paderne, João Guerreiro. Igualmente agradecemos a presença dos representantes das forças de segurança pública locais, Misericórdias e diversas entidades parceiras.

Num dia particularmente feliz, sinónimo de uma nova vida, foi ternurento o momento de bênção e entrega do kit “Celebrar a Vida” à colaboradora Patrícia Correia,  que se iniciou no mundo da maternidade em 2023. Das mãos de Paulo Freitas, Pres. da Assembleia da SCMA, e Patrícia Seromenho, Provedora,  os colaboradores que atingiram o marco de 25 anos ao serviço receberam um distinto reconhecimento. Estes foram Ana Luísa Duarte, Ana Paula Galeano Rodrigues Araújo, e Rui José Guerreiro Santos. Igualmente foi distinguida pela sua dedicação e profissionalismo a colaboradora Regina Maria S. Francisco Santos, que em 2022 se aposentou.

Esta celebração estendeu-se à comunidade e às diferentes respostas sociais através da transmissão direta pelo Facebook, onde decorreram festejos a congratular os 524 anos de vida.

Concluída a missa, os convidados dirigiram-se a Creche Tempos de Infância, onde  aconteceu a cerimónia de bênção desta que é a primeira creche do país intervencionada no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, e da nova viatura adquirida para apoiar as atividades do Serviço de Apoio Domiciliário.

No âmbito da iniciativa Criar +, promovida pelo departamento de Recursos Humanos visando o bem-estar das equipas desta instituição, foram agraciados16 colaboradores selecionados pelos seus próprios colegas como os “mais empáticos” de cada equipa.

Cumprimentando os presentes, Patrícia Seromenho referiu que o dia foi de celebração:  “só se consegue sobreviver 524 anos quando temos a capacidade de transformar-nos e de acreditar naquilo que fazemos. Com amor e dedicação conseguimos  sobreviver todos estes anos. Queremos agradecer a caminhada destes 365 dias, e refletir para melhorarmos diariamente. Só assim conseguimos dar resposta aos que precisam de nós. Estamos a passar um momento difícil enquanto cidadãos do mundo. Esta instituição não quer parar, nem quer ficar amedrontada, mas contribuir para soluções. Este é o primeiro ano de um projeto de transformação para a Instituição e contamos com todos para concretizá-lo.”

No seu discurso Paulo Freitas apelou a tratarmos os outros como gostaríamos de ser tratados, enaltecendo o espírito de entreajuda e união desta Santa Casa: “nenhuma casa é feita de um só elemento. Esta Misericórdia acolhe todos os dela fazem parte e dela necessitam. O fato de podermos festejar 524 anos é uma vitória. Uma vitória que é de todos os que compõem esta casa ao quais digo muito obrigado.”

Agradecendo a escolha da Freguesia da Guia para as celebrações, Dinis Nascimento referiu:  “o crescimento desta freguesia deve-se também à Santa Casa por tudo o que tem feito. Esta creche é a prova disso. Nós estamos disponíveis para ajudar dentro das nossas possibilidades. Estamos cá para ajudar as pessoas e quem trabalha para as pessoas.”

Dirigindo-se à Provedora, a Vereadora Cláudia Guedelha elogiou a missão de lealdade de missão, verdade e partilha, e por ter a capacidade de liderar esta fantástica equipa e dar o seu coração aos outros. “Albufeira tem o orgulho de tê-la cá e de ter esta equipa. Ver tantas pessoas juntas nesta celebração significa que não fazemos nada sozinhos. Hoje levamos a responsabilidade de passar à comunidade o que fazemos, e não termos vergonha de dizer que apoiamos a diferença. E a diferença somos todos, pois todos temos dificuldades.”

O programa de comemoração encerrou com um almoço de convívio, com brinde e bolo comemorativo, que teve lugar espaço exterior da creche.

Expressamos o nosso sincero agradecimento aos parceiros que contribuíram para a realização deste evento:

  • Junta da Freguesia da Guia;
  • Adega do Cantor Sociedade de Vitivinicultura;
  • Restaurante Ramirez;
  • Restaurante Rei dos Mares.
Traduzir »