Procurar
Close this search box.
logo_fff

Centro de Formação Espaço Bússola

Quem somos?

O Centro de Formação Espaço Bússola é uma resposta da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira, cuja ação se destina à formação e empregabilidade de diversos públicos no âmbito das 17 áreas de educação e formação para as quais se encontra certificada pela DGERT. Também está certificada pelo Ministério da Agricultura e do Mar para a realização de ações de Distribuição, Comercialização e Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos. Desde o início de funcionamento desenvolveu cursos de Educação e Formação de Adultos, cursos de Aprendizagem, Formação Modular Certificada, Formação Profissional e Qualificação Profissional para pessoas com deficiência e incapacidade. A intervenção inclui ainda apoio à inserção ou reinserção no mercado de trabalho.

O projeto de Reabilitação Profissional teve o seu início em 1987. Tem por objetivo a inserção socioprofissional de pessoas com deficiência e incapacidade através da qualificação e empregabilidade. A qualificação permite a certificação escolar ( 9º ano) e/ou profissional de nível 2. Neste âmbito desenvolve cursos de Formação Inicial nas saídas de: Cozinheiro/a; Op/a Jardinagem; Empregado/a de Andares e Op/a de Armazenagem. Desenvolve ainda ações de Formação Contínua. A empregabilidade dos destinatários das ações é obtida através de uma vasta rede de parcerias com entidades do setor público e privado da região. A formação desenvolve-se no âmbito da Medida de Qualificação de Pessoas com Deficiência e Incapacidade financiada pelo IEFP, IP..

O Centro de Formação desenvolve ações de formação de curta duração para adultos ativos que pretendem desenvolver as suas competências, qualificação e desempenho profissional. Também se dirigem a profissionais que necessitam de certificação sectorial para o exercício da respetiva atividade.

O Centro de Formação desenvolve ações de formação à medida em qualquer uma das áreas em que está certificada, com base no diagnóstico de necessidades efetuado pela própria Empresa/Entidade com o objetivo do desenvolvimento das competências profissionais e a qualificação dos recursos humanos, visando a aumento da produtividade e da competitividade. Permite também o cumprimento de obrigações legais no âmbito da formação profissional (Lei nº14/2018, de 19 de março).

A Santa Casa da Misericórdia de Albufeira faz parte da rede nacional de Centro de Recursos para apoio dos Centros de Emprego na intervenção para pessoas com deficiência e incapacidade. Neste âmbito desenvolve ações de avaliação, orientação e qualificação para o emprego, apoio à inserção socioprofissional e manutenção do posto de trabalho, prescrição de produtos de apoio e adaptação de postos de trabalho. Estas ações decorrem ao abrigo de Acordo de Cooperação com o IEFP, IP.

O Gabinete de Inserção Profissional da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira, a funcionar desde 2012, trabalha em cooperação com o Centro de Emprego de Loulé. Tem por objetivo apoiar jovens e adultos desempregados na definição ou desenvolvimento do seu percurso de inserção ou reinserção no mercado de trabalho.

Traduzir »