
ESPECIALIZAÇÃO EM COZINHA
DE REBILITAÇÃO/ TERAPÊUTICA
INSCRIÇÕES ABERTAS!
As vagas são limitadas, faça a sua inscrição online.
Ficha de Inscrição
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo de apresentação do curso.
Enquadrada num projeto Eramus iniciar-se-á no final do mês de novembro uma especialização na área de cozinha denominada especialização em cozinha de reabilitação/ terapêutica. Consiste numa especialização, com o objetivo de formar profissionais com competências para a confeção e trabalho em cozinha adaptada a pessoas com fragilidades a nível de saúde. No final da referida formação pretende-se que os formandos tenham conhecimentos que lhes permitam a confeção de comida adaptada não só ao nível nutricional, mas também ao nível de texturas.
Contextualização:
A promoção de um envelhecimento ativo e saudável ao longo da vida representa um objetivo essencial da sociedade de hoje. Há um reconhecimento crescente de que são necessárias estratégias robustas de promoção da saúde para prevenir e adiar doenças relacionadas com a idade, que por sua vez, podem afetar a funcionalidade e a vida independente. Neste contexto, uma dieta saudável, saborosa e adequada, baseada nas necessidades é uma estratégia eficaz para combater ou retardar a desnutrição, a sarcopenia e a fragilidade, melhorando assim a qualidade de vida das pessoas e evitando morbilidade e incapacidade.
A qualidade, o sabor e a composição dos alimentos não só influenciam a alimentação e o consumo nutricional, mas também a qualidade de vida dos doentes e dos próprios idosos. Especialmente na saúde e nos cuidados sociais, fatores como a idade de cada pessoa, condições relacionadas com as doenças, bem como a qualidade, valor nutricional e o sabor dos alimentos servidos devem ser considerados, de forma a garantir uma nutrição adequada aos doentes.
Consequentemente, as refeições oferecidas devem não só satisfazer padrões de qualidade, mas também fornecer o conteúdo nutricional adequado às necessidades individuais, tendo em conta as preferências alimentares e os problemas de cada um com a ingestão de alimentos.
Devido à crescente relevância da profissão de chefs neste contexto e, especialmente, à futura equipa de cuidados nutricionais no contexto dos cuidados sociais e de saúde (por exemplo, hospitais, lares de idosos, cuidados domiciliários), o objetivo é colmatar as lacunas de qualificação atuais desta profissão através de um curso piloto e do atual MOOC.
Duração: 1250h
Regime:
B-learning
Conteúdos Programáticos:
- Bases de cozinha;
- Organização e planeamento da cozinha;
- Bases de cozinha: textura e cor;
- Confeção de sopas, aveludado e purés de acordo
com as necessidades básicas; - Preparação de alimentos internacionais e
tendências alimentares; - Nutrição e saúde;
- Técnica de empratamento e preparação de
alimentos de acordo com dietas alimentares; - Processo de cozedura de acordo com o valor
nutricional necessário; - Fundamentos de HACCP;
- Controlo e gestão de custos.
Perfil de entrada e saídas profissionais:
- 12º ano de escolaridade;
- Constitui-se assim como uma especialização para quem trabalha ou pretende vir a trabalhar na área de cozinha, a nível hospitalar, institucional ou até mesmo particular.
Certificação:
Certificado por um programa de ERASMUS.
Contatos: