Procurar
Close this search box.
logo_fff

ESPECIALIZAÇÃO EM COZINHA
DE REBILITAÇÃO/ TERAPÊUTICA

INSCRIÇÕES ABERTAS!

As vagas são limitadas, faça a sua inscrição online.

Ficha de Inscrição 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdX5dUBFJtc0EqNdlAV8aKNbkqqtcIlm_qp8gh5btn1-s3TWA/viewform?usp=sf_link

Clique na imagem abaixo para ver o vídeo de apresentação do curso.

Enquadrada num projeto Eramus iniciar-se-á no final do mês de novembro uma especialização na área de cozinha denominada especialização em cozinha de reabilitação/ terapêutica. Consiste numa especialização, com o objetivo de formar profissionais com competências para a confeção e trabalho em cozinha adaptada a pessoas com fragilidades a nível de saúde. No final da referida formação pretende-se que os formandos tenham conhecimentos que lhes permitam a confeção de comida adaptada não só ao nível nutricional, mas também ao nível de texturas.

 

Contextualização:

A promoção de um envelhecimento ativo e saudável ao longo da vida representa um objetivo essencial da sociedade de hoje. Há um reconhecimento crescente de que são necessárias estratégias robustas de promoção da saúde para prevenir e adiar doenças relacionadas com a idade, que por sua vez, podem afetar a funcionalidade e a vida independente. Neste contexto, uma dieta saudável, saborosa e adequada, baseada nas necessidades é uma estratégia eficaz para combater ou retardar a desnutrição, a sarcopenia e a fragilidade, melhorando assim a qualidade de vida das pessoas e evitando morbilidade e incapacidade.

A qualidade, o sabor e a composição dos alimentos não só influenciam a alimentação e o consumo nutricional, mas também a qualidade de vida dos doentes e dos próprios idosos. Especialmente na saúde e nos cuidados sociais, fatores como a idade de cada pessoa, condições relacionadas com as doenças, bem como a qualidade, valor nutricional e o sabor dos alimentos servidos devem ser considerados, de forma a garantir uma nutrição adequada aos doentes.

Consequentemente, as refeições oferecidas devem não só satisfazer padrões de qualidade, mas também fornecer o conteúdo nutricional adequado às necessidades individuais, tendo em conta as preferências alimentares e os problemas de cada um com a ingestão de alimentos.

Devido à crescente relevância da profissão de chefs neste contexto e, especialmente, à futura equipa de cuidados nutricionais no contexto dos cuidados sociais e de saúde (por exemplo, hospitais, lares de idosos, cuidados domiciliários), o objetivo é colmatar as lacunas de qualificação atuais desta profissão através de um curso piloto e do atual MOOC.

 

Duração: 1250h

 

Regime:
B-learning

 

Conteúdos Programáticos:

  •       Bases de cozinha;
  •       Organização e planeamento da cozinha;
  •       Bases de cozinha: textura e cor;
  •       Confeção de sopas, aveludado e purés de acordo
    com as necessidades básicas;
  •       Preparação de alimentos internacionais e
    tendências alimentares;
  •       Nutrição e saúde;
  •       Técnica de empratamento e preparação de
    alimentos de acordo com dietas alimentares;
  •       Processo de cozedura de acordo com o valor
    nutricional necessário;
  •       Fundamentos de HACCP;
  •       Controlo e gestão de custos.

Perfil de entrada e saídas profissionais:

  •      12º ano de escolaridade;
  •      Constitui-se assim como uma especialização para quem trabalha ou pretende vir a trabalhar na área de cozinha, a nível hospitalar, institucional ou até mesmo particular.

Certificação: 

Certificado por um programa de ERASMUS.

 

Contatos:

nectar@scmalbufeira.com 

Traduzir »