Procurar
Close this search box.
logo_fff

Próximos Eventos

Assembleia Geral Ordinária

Nos termos do disposto no art. 22º do Compromisso da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira, convocam-se todos os irmãos para a Assembleia Geral Ordinária, que terá lugar,

Ler Mais »

Participação no Guia Natal

É possível fazer com que as compras de Natal sejam, também, solidárias. Nos dias 25 e 26 de novembro, estaremos no mercado natalício do “Guia Natal”. No mercado poderá encontrar

Ler Mais »

“Um espaço de felicidade” – Inauguração da remodelação da creche Tempos de Infância

Na passada quarta-feira (01.03.23), a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho e o Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo procederam à inauguração das obras de remodelação e ampliação da creche Tempos de Infância.

As obras foram executadas no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR),  cuja empreitada foi adjudicada por € 423.753,87 (valor com IVA), e apoiadas pelo PRR no valor de € 255.240.  O valor remanescente foi pago pelo Município de Albufeira.

Após o descerramento simbólico da placa, que marca a entrada em funcionamento das instalações, seguiu-se uma visita ao espaço onde participaram a Ministra de Estado e da Presidência Mariana Vieira da Silva, a Secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes. Igualmente honrou-nos a presença da Vereadora Cláudia Guedelha, da Dir.ª do Centro Distrital da Segurança Social de Faro, Margarida Flores, do Presidente da Junta de Freguesia da Guia, Dinis Nascimento, e o Presidente do Secretariado Regional das Misericórdias de Faro, Armindo Vicente, dos membros dos  Órgãos Sociais da SCMA, entre outros.

A operação preconizou a requalificação, modernização e ampliação de um equipamento social destinado à primeira infância, cujo estado de conservação não correspondia às exigências atuais de funcionamento, permitindo a melhoria das condições para o processo de aprendizagem. Adequando as suas condições funcionais e melhorando as condições de segurança e acessibilidade, foi possível adequar a creche  às exigências pedagógicas atuais, aumentar a capacidade de resposta para 60 crianças e a proporcionar melhores condições para os colaboradores.

A provedora da SCMA, Patrícia Seromenho, entidade responsável pela gestão da Creche na sequência um acordo de cedência firmado com a autarquia em 1996, iniciou o seu discurso cumprimentando o presidente da CMA “Agradeço a confiança depositada na SCMA e na minha pessoa pelo Dr. Rolo, dono desta obra”. Patrícia Seromenho sublinhou “Hoje faz-se história. Este é o verdadeiro exemplo do bom funcionamento da delegação de competências do governo nos municípios e da aproximação dos municípios ao setor social. Foram a confiança, o respeito e o trabalho mútuo que nos permitiram chegar até aqui, pelo que agradeço à equipa do Município, da SCMA, da Junta de Freguesia da Guia e à Senhora ministra, por desbloquear e o processo para que esta obra se transformasse em realidade”.  

 A Provedora destacou ainda, a medida da gratuitidade para promover a natalidade, vindo facilitar que as pessoas possam trabalhar e incentivar os “nossos jovens a ter uma esperança no futuro.”

Definindo a SCMA como um dos grandes parceiros da CMA, e felicitando o trabalho entre as equipas, José Carlos Rolo referiu que, apesar dos desafios associados a diversos fatores, nomeadamente as oscilações de preços derivados da inflação, da escassez de stocks e da falta de mão-de-obra “este tipo de obra cria as condições para que as pessoas sintam que o concelho está a melhorar as condições de vida dos seus cidadãos”. José Carlos Rolo enalteceu “o interesse dos governantes nas suas localidades”, desafiando a que não haja apenas encontros em situação idênticas, mas que o Governo se inteire do problema real dos municípios e das pessoas. “Governar é dialogar”, salientou, neste dia que considerou ser “muito feliz” para o Município.

Ana Mendes Godinho encerrou a cerimónia descrevendo a creche como um espaço de felicidade.  A Ministra salientou que com esta obra “mostramos todos que quando nos focamos no resultado e na nossa missão coletiva, tudo o resto se transforma em resolução.  É um dia inesquecível porque é a primeira creche inaugurada no âmbito do PRR. Isso nos deixa a todos orgulhos, ao perceber a importância do PRR no terreno. O PRR é a forma como nós olhamos para os desafios que temos como sociedade, aquilo que aprendemos durante a pandemia, e os desafios demográficos, de desigualdades, e até de captação e retenção de pessoas em Portugal. Eu diria que a inauguração desta creche responde a isto tudo.”

Refira-se que a obra aumentou a capacidade do equipamento de 42 lugares para 60, mais 18 lugares em relação ao projeto inicial. Com a sua inauguração a Misericórdia de Albufeira reforça o compromisso de apoiar as melhores soluções para a nossa comunidade, visando que as nossas  crianças usufruam de serviços educativos de qualidade.

Traduzir »