Procurar
Close this search box.
logo_fff

Próximos Eventos

525º Aniversário da SCMA

 Os 525 anos da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira vão ser comemorados no dia 31 de maio com um programa especial.   Às 16h00, realiza-se uma eucaristia, na Igreja

Ler Mais »

Curso de cozinheiro(a)

O Centro de Formação Espaço Bússola inicia, a 3 de junho, um curso de cozinheiro(a) destinado à qualificação profissional de pessoas com deficiência e incapacidade. Este curso contempla a atribuição

Ler Mais »

Campanha “IRS Solidário”

A sua ajuda faz a diferença na vida dos nossos utentes. Antes de submeter a sua declaração de IRS saiba que a consignação do IRS permite-lhe encaminhar uma parte do

Ler Mais »

“Um espaço de felicidade” – Inauguração da remodelação da creche Tempos de Infância

Na passada quarta-feira (01.03.23), a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho e o Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo procederam à inauguração das obras de remodelação e ampliação da creche Tempos de Infância.

As obras foram executadas no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR),  cuja empreitada foi adjudicada por € 423.753,87 (valor com IVA), e apoiadas pelo PRR no valor de € 255.240.  O valor remanescente foi pago pelo Município de Albufeira.

Após o descerramento simbólico da placa, que marca a entrada em funcionamento das instalações, seguiu-se uma visita ao espaço onde participaram a Ministra de Estado e da Presidência Mariana Vieira da Silva, a Secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes. Igualmente honrou-nos a presença da Vereadora Cláudia Guedelha, da Dir.ª do Centro Distrital da Segurança Social de Faro, Margarida Flores, do Presidente da Junta de Freguesia da Guia, Dinis Nascimento, e o Presidente do Secretariado Regional das Misericórdias de Faro, Armindo Vicente, dos membros dos  Órgãos Sociais da SCMA, entre outros.

A operação preconizou a requalificação, modernização e ampliação de um equipamento social destinado à primeira infância, cujo estado de conservação não correspondia às exigências atuais de funcionamento, permitindo a melhoria das condições para o processo de aprendizagem. Adequando as suas condições funcionais e melhorando as condições de segurança e acessibilidade, foi possível adequar a creche  às exigências pedagógicas atuais, aumentar a capacidade de resposta para 60 crianças e a proporcionar melhores condições para os colaboradores.

A provedora da SCMA, Patrícia Seromenho, entidade responsável pela gestão da Creche na sequência um acordo de cedência firmado com a autarquia em 1996, iniciou o seu discurso cumprimentando o presidente da CMA “Agradeço a confiança depositada na SCMA e na minha pessoa pelo Dr. Rolo, dono desta obra”. Patrícia Seromenho sublinhou “Hoje faz-se história. Este é o verdadeiro exemplo do bom funcionamento da delegação de competências do governo nos municípios e da aproximação dos municípios ao setor social. Foram a confiança, o respeito e o trabalho mútuo que nos permitiram chegar até aqui, pelo que agradeço à equipa do Município, da SCMA, da Junta de Freguesia da Guia e à Senhora ministra, por desbloquear e o processo para que esta obra se transformasse em realidade”.  

 A Provedora destacou ainda, a medida da gratuitidade para promover a natalidade, vindo facilitar que as pessoas possam trabalhar e incentivar os “nossos jovens a ter uma esperança no futuro.”

Definindo a SCMA como um dos grandes parceiros da CMA, e felicitando o trabalho entre as equipas, José Carlos Rolo referiu que, apesar dos desafios associados a diversos fatores, nomeadamente as oscilações de preços derivados da inflação, da escassez de stocks e da falta de mão-de-obra “este tipo de obra cria as condições para que as pessoas sintam que o concelho está a melhorar as condições de vida dos seus cidadãos”. José Carlos Rolo enalteceu “o interesse dos governantes nas suas localidades”, desafiando a que não haja apenas encontros em situação idênticas, mas que o Governo se inteire do problema real dos municípios e das pessoas. “Governar é dialogar”, salientou, neste dia que considerou ser “muito feliz” para o Município.

Ana Mendes Godinho encerrou a cerimónia descrevendo a creche como um espaço de felicidade.  A Ministra salientou que com esta obra “mostramos todos que quando nos focamos no resultado e na nossa missão coletiva, tudo o resto se transforma em resolução.  É um dia inesquecível porque é a primeira creche inaugurada no âmbito do PRR. Isso nos deixa a todos orgulhos, ao perceber a importância do PRR no terreno. O PRR é a forma como nós olhamos para os desafios que temos como sociedade, aquilo que aprendemos durante a pandemia, e os desafios demográficos, de desigualdades, e até de captação e retenção de pessoas em Portugal. Eu diria que a inauguração desta creche responde a isto tudo.”

Refira-se que a obra aumentou a capacidade do equipamento de 42 lugares para 60, mais 18 lugares em relação ao projeto inicial. Com a sua inauguração a Misericórdia de Albufeira reforça o compromisso de apoiar as melhores soluções para a nossa comunidade, visando que as nossas  crianças usufruam de serviços educativos de qualidade.

Traduzir »