Procurar
Close this search box.
logo_fff

Próximos Eventos

Campanha “IRS Solidário”

A sua ajuda faz a diferença na vida dos nossos utentes. Antes de submeter a sua declaração de IRS saiba que a consignação do IRS permite-lhe encaminhar uma parte do

Ler Mais »

Assembleia Geral Ordinária

Nos termos do disposto no art. 220 do Compromisso da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira, convoncam-se todos os Irmãos para a Assembleia Geral Ordinária, que terá lugar

Ler Mais »

Comemorações de Carnaval – época de cor, ritmo e muita folia

Época de cor, ritmo e muita folia, o Carnaval foi comemorado com entusiasmo e empenho na Misericórdia de Albufeira. A diversão teve direito a adereços, serpentinas, momentos de ternura e criatividade.

A folia carnavalesca saiu na manhã de 17 de fevereiro às ruas da Guia, com a comunidade escolar local a desfilar com ritmo e animação para exibir as mais variadas fantasias feitas com arte e criatividade.

Inspirado no tema “vou contar-te uma história”, o desfile foi organizado pela Junta de Freguesia da Guia – Albufeira, com o apoio das Instituições participantes. As crianças da Creche Tempos de Infância fizeram parte do cortejo.

Muitas são as histórias de encantar que semeiam palavras e embalam os sonhos das nossas crianças, entre elas foi escolhido dar vida à “ Branca de Neve e os sete anões.” Este cortejo de Carnaval proporcionou aos mais pequeninos, aos seus familiares, e a toda a população uma manhã de ternura e alegria.

Galeria de Imagens

Na segunda-feira de carnaval, a Creche igualmente recebeu super-heróis, princesas, piratas, borboletas, anões, mas principalmente crianças felizes! Neste dia preparámos uma sala onde não faltaram máscaras, serpentinas e os mais diversos adereços de carnaval. Todos brincaram e divertiram-se ao som de música ritmada e de projeções que nos fizeram sentir no sambódromo.

Galeria de Imagens

O tradicional Baile de Carnaval da ERPI O Roseiral garantiu momentos de animação e muita alegria. Numa tarde de folia, utentes e colaboradores dançaram no “sambódromo do Roseiral” ao som da música carnavalesca.

Galeria de Imagens

No dia 17 de fevereiro teve lugar o desfile das crianças, que decorreu entre o cruzamento dos Bombeiros Voluntários de Albufeira e a Rotunda dos Relógios. Cerca de 700 crianças espalharam magia e ternura inspirados na temática “vem daí brincar.” As crianças do Centro Infantil Quinta dos Pardais representaram os jogos de tabuleiro. Vestidos de peças de xadrez, de damas e de cartas, os “foliões de palmo e meio” divertiram-se ao som da música infantil, e, claro, com a animação dos figurantes.

Galeria de Imagens

O Carnaval é sinónimo de muita cor e por isso, em forma de festejos carnavalescos, as crianças da Quinta dos Pardais, realizaram uma pintura num ambiente bem diferente e estimulante. A pequenada foi convidada a entrar numa sala com o chão forrado de papel cenário e luz negra projetada. As tintas neón, a música alusiva à época e todo o meio envolvente, fizeram o total encantamento de todos. Os nossos meninos estavam deliciados. Com muita alegria, pintaram desta forma, resultando mais tarde em máscaras de carnaval que enfeitaram as salas.

Galeria de Imagens

No atelier das Artes Criadas e no Cantinho dos Sonhos, os utentes do Lar Residencial S. Vicente trabalharam nas decorações para a festejo que teve lugar no dia 20 de fevereiro. Os nossos utentes realizaram tarefas que promovem a criatividade e potenciam as suas capacidades cognitivas e sensoriais.

Galeria de Imagens

Vestidos a rigor, os utentes participaram num baile de máscaras. A temática foi inspirada no tema anual das atividades desenvolvidas “as artes”. Assim, contamos com presença de Fernando Pessoa e do seu livro “cartas de amor”, em representação da literatura. A estátua da Liberdade representou a arquitetura. As pipocas e a câmara de filmar lembraram-nos o cinema. Várias outras artes foram apresentadas numa tarde recheada de alegria, música e boa disposição.

Galeria

Em Paderne, os utentes da Casa da Paz festejaram a época carnavalesca em dois momentos. Na segunda-feira, dia 20, realizou-se um baile e um lanche na instituição. Na terça-feira, alguns utentes deslocaram-se à aldeia para comemorar junto com a comunidade. Os utentes mascararam-se de mimos e representaram a personagem de uma forma muito alegre. A participação nesta atividade permitiu trabalhar algumas competências sociais, como a assertividade e a adequação de comportamentos na comunidade.

Galeria de Imagens

O Centro de Dia transformou-se numa divertida colmeia. Os seniores disfarçaram-se de abelhas para destacar a importância destes animais para o meio ambiente. Com entusiasmo, os utentes desfilaram pelo Centro de Dia, e, após o almoço, fizeram um pequeno cortejo para os colegas, culminando num grande baile. Para ultimar esta festa, não podia faltar um lanchinho especial. Gostaríamos de deixar o nosso agradecimento ao apicultor Luís Martins pela cedência da colmeia e outros objetos relacionados para a nossa festa de Carnaval.

Galeria de Imagens

Nos dias 19 e 21 de fevereiro, o Projeto ECOS marcou presença no desfile “Carnaval Trapalhão” organizado pela Junta de Freguesia das Ferreiras. Os participantes tiveram oportunidade de fomentar a criatividade artística durante a oficina de máscaras. No âmbito desta iniciativa, construíram também os seus próprios fatos e adereços. A experiência, marcada por boa energia e animação, foi foi muito apreciada por todos.

Agradecemos o convite da Junta de Freguesia de Ferreiras, e à senhora Nádia pelo acompanhamento prestado. Deixamos uma palavra de apreço ao fotógrafo Alberto Cortez pelo registo fotográfio. Fazemos um agradecimento especial aos nossos participantes que aceitaram o desafio de “brilharem” neste Carnaval.

Galeria de Imagens


Traduzir »