Procurar
Close this search box.

Próximos Eventos

525º Aniversário da SCMA

 Os 525 anos da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira vão ser comemorados no dia 31 de maio com um programa especial.   Às 16h00, realiza-se uma eucaristia, na Igreja

Ler Mais »

Curso de cozinheiro(a)

O Centro de Formação Espaço Bússola inicia, a 3 de junho, um curso de cozinheiro(a) destinado à qualificação profissional de pessoas com deficiência e incapacidade. Este curso contempla a atribuição

Ler Mais »

SCMA promoveu seminário sobre as novas regras de protecção de dados

No dia 5 de fevereiro teve lugar no Auditório Municipal de Albufeira o Seminário sobre o Novo Regulamento de Proteção de Dados. A ação formativa foi promovida pela Santa Casa da Misericórdia de Albufeira, através do seu Centro de Formação certificado pela DGERT, em parceria com o Secretariado Regional da União das Misericórdias.

O Regulamento Geral de Proteção de Dados, aprovado no parlamento Europeu em abril de 2016, visa regular a proteção de pessoas singulares no que diz respeito ao tratamento de dados pessoais e à livre circulação desses dados.

A iniciativa visou sensibilizar a todos os que trabalham com dados para a importância de implementar as mudanças necessárias ao cumprimento do novo Regulamento, destacando-se as novas obrigações e práticas a incorporar, bem os direitos dos titulares.

A Sessão de Abertura contou com a intervenção de Carlos Silva e Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Armindo Vicente, Provedor da Misericórdia de Vila do Bispo , e Patrícia Seromenho, Provedora da Misericórdia de Albufeira, sendo estes Secretário e Presidente do Secretariado Regional de Faro da UMP. Os intervenientes alertaram para a importância do tema e para a necessidade de adequação dos diferentes setores laborais.

O seminário foi desenvolvido por Ana Filipa Magalhães, formadora com vasta experiência profissional na área das ciências jurídico-políticas, e co-autora do Manual Prático do Regulamento da Proteção de Dados.

Mais de uma centena de participantes, provenientes de Misericórdias, IPSS, setor privado e público, quiseram inteirar-se sobre processos de recolha, manutenção e gestão de informação, bem como a segurança dos sistemas e a privacidade dos dados.
O novo diploma entra em vigor em maio de 2018 e terá impactos significativos nas estruturas e processos das organizações, já que implica alterações ao nível jurídico, processual e tecnológico.

Traduzir »