SCMA promoveu seminário sobre as novas regras de protecção de dados

SCMA promoveu seminário sobre as novas regras de protecção de dados

No dia 5 de fevereiro teve lugar no Auditório Municipal de Albufeira o Seminário sobre o Novo Regulamento de Proteção de Dados. A ação formativa foi promovida pela Santa Casa da Misericórdia de Albufeira, através do seu Centro de Formação certificado pela DGERT, em parceria com o Secretariado Regional da União das Misericórdias.

O Regulamento Geral de Proteção de Dados, aprovado no parlamento Europeu em abril de 2016, visa regular a proteção de pessoas singulares no que diz respeito ao tratamento de dados pessoais e à livre circulação desses dados.

A iniciativa visou sensibilizar a todos os que trabalham com dados para a importância de implementar as mudanças necessárias ao cumprimento do novo Regulamento, destacando-se as novas obrigações e práticas a incorporar, bem os direitos dos titulares.

A Sessão de Abertura contou com a intervenção de Carlos Silva e Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Armindo Vicente, Provedor da Misericórdia de Vila do Bispo , e Patrícia Seromenho, Provedora da Misericórdia de Albufeira, sendo estes Secretário e Presidente do Secretariado Regional de Faro da UMP. Os intervenientes alertaram para a importância do tema e para a necessidade de adequação dos diferentes setores laborais.

O seminário foi desenvolvido por Ana Filipa Magalhães, formadora com vasta experiência profissional na área das ciências jurídico-políticas, e co-autora do Manual Prático do Regulamento da Proteção de Dados.

Mais de uma centena de participantes, provenientes de Misericórdias, IPSS, setor privado e público, quiseram inteirar-se sobre processos de recolha, manutenção e gestão de informação, bem como a segurança dos sistemas e a privacidade dos dados.
O novo diploma entra em vigor em maio de 2018 e terá impactos significativos nas estruturas e processos das organizações, já que implica alterações ao nível jurídico, processual e tecnológico.

Traduzir »
Santa Casa da Misericórdia de Albufeira