Procurar
Close this search box.
logo_fff

Próximos Eventos

Campanha “IRS Solidário”

A sua ajuda faz a diferença na vida dos nossos utentes. Antes de submeter a sua declaração de IRS saiba que a consignação do IRS permite-lhe encaminhar uma parte do

Ler Mais »

Assembleia Geral Ordinária

Nos termos do disposto no art. 220 do Compromisso da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira, convoncam-se todos os Irmãos para a Assembleia Geral Ordinária, que terá lugar

Ler Mais »

Projeto ECOS participou na 2ª edição da Aldeia da Inovação Social

Nos dias 20 e 21 de junho, o Projeto Ecos esteve representado no maior encontro de inovação social do país, mais concretamente, na 2ª edição da Aldeia da Inovação Social 2023. O Encontro de Inovação Social realizou-se na Aldeia da Luz, em Mourão, distrito de Évora. Constituiu-se como o segundo encontro nacional de empreendedores sociais, de organizações da Economia Social, de investidores, de entidades públicas, de cidadãos interessados e de parceiros da Portugal Inovação Social. Acolheram-se inúmeros projetos sociais e promoveram-se palestras, em 6 palcos distintos da aldeia, com a colaboração de cerca de 130 oradores. Organizaram-se atividades e workshops e divulgaram-se respostas de inovação social de todo o país, parte das quais representadas nos stands na Aldeia.

Os trabalhos do Projeto ECOS foram expostos na sala contigua ao palco 6, mais concretamente, na Casa dos Pássaros. Cada oficina artística do Projeto foi representada por objetos criados pelos participantes, uns finalizados e outros em processo de construção. A projeção dum vídeo promocional do projeto ECOS, no mesmo espaço, permitiu que os visitantes conhecessem a vasta oferta de atividades do projeto, mais concretamente, as 20 atividades do projeto. O projeto ECOS promoveu um workshop de Arteterapia na sala da Junta de freguesia, no Palco 6, sob a temática do autorretrato, convocando os participantes a refletirem sobre si e a fazerem parte da construção de uma identidade coletiva.

No palco 5, chamado de Primeira Pessoa, a programação destinava-se à partilha intimista de histórias de vida e de percursos inspiradores. No palco 6 realizaram-se workshops diversificados, o que permitiu um fluxo constante de pessoas que entraram em contacto com o Projeto ECOS. Uma parte da decoração do palco 5 e do palco 6 foi da responsabilidade do Projeto ECOS. Colocaram-se nos mesmos tapeçarias, almofadas e pufs, produzidos pelos participantes nos ateliers de costura, de tecelagem e de marcenaria.

Durante a Aldeia, recebeu-se no espaço de exposição do ECOS muitas pessoas, com as quais se partilharam experiências. Deu-se a conhecer o projeto, com todas as suas vertentes e atividades. Foram momentos que tornaram possível imaginar um futuro, com mais conhecimento e uma maior rede de contacto de pessoas inspiradoras, que acreditam que esta é uma forma de mudar o mundo.

Traduzir »