Pobreza e Exclusão Social debatida por crianças jovens

Pobreza e Exclusão Social debatida por crianças jovens

A iniciativa Pelo Combate à Pobreza e à Exclusão Social remonta ao ano de 2010, e pretende mobilizar e sensibilizar a sociedade portuguesa para um melhor entendimento do fenómeno da pobreza e da exclusão social enquanto violações dos Direitos Humanos. Em 2018 a iniciativa decorreu entre 17 e 24 de outubro.

A Misericórdia de Albufeira assinalou a iniciativa com uma palestra participativa, destinada à comunidade escolar. No passado dia 23 de outubro decorreu, na Escola Básica Professora Diamantina Negrão, a atividade Dar Voz ao Pensamento.

A sessão de abertura contou com a intervenção do Vice-diretor do agrupamento de Escolas de Ferreiras, Vítor Ferraz, da Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira, Patrícia Seromenho, da Coordenadora do Núcleo Distrital de Faro da EAPN, Dionísia Pedro, do Presidente da Câmara, José Carlos Rolo e, em representação do Centro Distrital de Faro da Segurança Social, Maria João Anjos.

Atendendo à necessidade pedagógica de sensibilizar os mais jovens para o respeito de cidadãos de diferentes estratos sociais, bem como para a consciencialização de uma sociedade de cooperação e cidadania ativa, cerca de 80 crianças assistiram a apresentação de um vídeo com testemunhos de utentes do Gabinete de Inserção Social da SCMA, que aqui partilhamos.

A atividade contou ainda com o relato de vida, na primeira pessoa, de um dos utentes do GIS. Posteriormente, teve lugar um momento de reflexão e debate acerca de questões relacionadas com a problemática em destaque. 

Dar Voz ao Pensamento pretendeu corresponder ao rumo que o GIS tem por desígnio: promover a integração social de pessoas que se encontram em contextos vulneráveis.

Refira-se que desde 2013, a SCMA, em parceria com o Núcleo Distrital de Faro da EAPN Portugal, tem promovido diversas ações de sensibilização procurando mobilizar os vários setores da sociedade.

Traduzir »
Santa Casa da Misericórdia de Albufeira