Procurar
Close this search box.
logo_fff

Próximos Eventos

525º Aniversário da SCMA

 Os 525 anos da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira vão ser comemorados no dia 31 de maio com um programa especial.   Às 16h00, realiza-se uma eucaristia, na Igreja

Ler Mais »

Curso de cozinheiro(a)

O Centro de Formação Espaço Bússola inicia, a 3 de junho, um curso de cozinheiro(a) destinado à qualificação profissional de pessoas com deficiência e incapacidade. Este curso contempla a atribuição

Ler Mais »

Dia de S. Martinho foi comemorado nas diveresas Respostas Sociais da SCMA

A castanha assada foi a rainha das diferentes atividades promovidas para assinalar o Dia de S. Martinho na Misericórdia de Albufeira, mas a data é muito mais do que a tradição dos magustos.

O dia de São Martinho reflete a bondade, o espírito de serviço, a entrega, o amor ao próximo de alguém que, num gesto singelo, muda a vida de um necessitado.

Comemoração no Centro de Dia O Roseiral

No dia 11 de novembro, foi ocasião de comemorar o Dia de S. Martinho no Centro de Dia O Roseiral. Os nossos utentes participaram no tradicional magusto, uma animada celebração entre castanhas assadas e cozidas, e outras iguarias. A música popular animou o dia, e fez com que muitos se atrevessem a dar um pezinho de dança. Ainda, foi possível ouvir as leituras de S. Martinho, recordando a lenda que assinala esta efeméride. A decoração esteve a cargo dos nossos utentes, tais como as pinturas alusivas que preenchiam as paredes, as pequenas castanhas espalhadas pela sala, e até as folhas secas que enfeitavam as nossas mesas. A verdade é que a nossa equipa está repleta de artistas! Encerramos o dia cansados dos passos de dança, mas de alma satisfeita, aguardando o magusto do próximo ano.

 
 
 

Comemoração no Centro Infantil Quinta dos Pardais

NoCentro Infantil Quinta dos Pardais cada sala elaborou trabalhos alusivos ao tema, e participou no Magusto, com direito a fogueira na rua, castanhas assadas e cozidas. As nossas crianças foram surpreendidos pela visita do Sr. Manuel das Castanhas que animou a festa com canções e brincadeiras. Foi um dia em grande!

Pode ser uma imagem de 9 pessoas, criança, pessoas em pé, interiores e texto que diz "d •"

   Galeria de Imagens

 

Comemoração no Lar Residencial S. Vicente

O São Martinho não termina sem a promoção do espírito de convívio.  O Lar Residencial S. Vicente promoveu a festa do Magusto, um convívio salutar onde assaram-se as castanhas, e ainda houve tempo para a brincadeira, dança, música e boa disposição.

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e ao ar livre

   Galeria de Imagens

 

Comemoração na ERPI O Roseiral 

A ERPI o roseiral comemorou o Dia de São Martinho, com um magusto que “fez a delícia” dos nossos seniores. O dia de S. Martinho, é uma das celebrações que marcam o outono e a tradição exige celebrar-se a data com castanhas assadas, e outras iguarias. Os nossos utentes participaram, entusiasmados na preparação da comemoração, que foi animada com música popular portuguesa.
 
Pode ser uma imagem de 2 pessoas, criança, pessoas sentadas e interiores
 
 
Os seniores realizaram ainda a  pintura de desenhos alusivos ao S. Martinho com aguarelas. Entre pinceladas e cores, foram partilhadas histórias e muitos sorrisos. A animação expressiva plástica visa proporcionar ao idoso a possibilidade de se exprimir através dos trabalhos manuais. As atividades de expressão têm ainda a vantagem de desenvolverem a motricidade fina, a precisão manual, estimular a criatividade e a coordenação psicomotora.
 
Pode ser uma imagem de 1 pessoa e interiores
 
 
 

Comemoração na UVA Casa da PAZ

 
“A castanha ao lume
Começa a saltar,
No dia de S. Martinho
Ela não pode faltar.”
 
Este foi o espírito vivido na Casa da Paz durante a tarde de S. Martinho. A construção dos cartuchos, a preparação das castanhas e do fogo fizeram parte da preparação para o lanche, onde a batata doce assada também não podia faltar.
 
Pode ser uma imagem de comida
 
 

Comemoração na Creche Tempos de Infância

Pode ser uma imagem de pessoa e criança

Na Creche Tempos de Infância comemorou-se a efeméride de forma lúdica e divertida. Ao longo de vários dias foi possível provar alguns frutos típicos do outono, tais como a romã, o diospiro e claro a castanha! As nossas crianças ficaram a conhecer a “casinha da castanha”: o ouriço.
 
“Ao início não lhe queríamos tocar, pois picava na mão, mas depois de perdermos o medo queríamos todos lhe pegar. Fizemos diversos trabalhos de expressão plástica, e até com café pintámos uma castanha. No Dia de S. Martinho levamos uma Maria Castanha para casa.”
 
Traduzir »