Procurar
Close this search box.
logo_fff

Próximos Eventos

Assembleia Geral Ordinária

Nos termos do disposto no art. 22º do Compromisso da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira, convocam-se todos os irmãos para a Assembleia Geral Ordinária, que terá lugar,

Ler Mais »

Participação no Guia Natal

É possível fazer com que as compras de Natal sejam, também, solidárias. Nos dias 25 e 26 de novembro, estaremos no mercado natalício do “Guia Natal”. No mercado poderá encontrar

Ler Mais »

Cerimónia de Encerramento do Primeiro Curso de Cuidadores de Pessoa Idosa formou com sucesso 15 inscritos

Decorreu no passado dia 21 de dezembro, a Cerimónia de Encerramento do Primeiro Curso de Cuidadores de Pessoa Idosa do Centro de Competências de Envelhecimento Ativo (CCEA), no âmbito do Plano de Ação de Envelhecimento Ativo e Saudável. A cerimónia teve lugar no Equipamento Social de Olhos de Água, e contou com a presença do Secretário de Estado do Trabalho, Miguel Fontes; do Pres. da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo; da Vereadora da Câmara Municipal de Albufeira, Cláudia Guedelha; da Delegada Regional do IEFP no Algarve, Madalena Feu; do Vogal Executivo da CCDR Algarve, Aquiles Marreiros, e do Coordenador do Plano de Ação de Envelhecimento Ativo e Saudável, Nuno Marques.

Refira-se que o CCEA visa promover a formação em prestação de cuidados aos idosos, valorizar os recursos humanos envolvidos na prestação de cuidados aos idosos, no sentido de qualificar e requalificar os trabalhadores, e investir na formação e capacitação para a prestação diferenciada de cuidados com respostas formativas inovadoras dotando os ativos de competências para respostas mais eficazes face às necessidades do envelhecimento ativo.

A formação realizada em Albufeira teve uma duração de 50 horas,  e formou com sucesso 15 inscritos. A Santa Casa da Misericórdia de Albufeira (SCMA) propõe-se a contratar todos aqueles que cumpram os requisitos necessários e que mostrem interesse. A contratação destina-se a nova Estrutura Residencial para Idosos, cuja abertura se prevê para janeiro.

A SCMA manifesta a sua gratidão pela confiança depositada para mais este desafio, pois importa cada vez mais apostar na qualificação e capacitação de pessoas que cuidam de pessoas. Tendo em conta o perfil dos idosos que recebemos, cada vez mais dependentes e com um conjunto de patologias e comorbilidades, associadas ao processo de envelhecimento, preocupa-nos ter equipas no terreno capazes de cuidar de forma adequada atendendo às características individuais de cada utente.

Necessitamos de um novo olhar sobre o cuidar, por isso acreditamos no potencial destas iniciativas e somos parceiros no caminho para um envelhecimento mais digno, ativo e saudável.

Traduzir »