Procurar
Close this search box.
logo_fff

Próximos Eventos

525º Aniversário da SCMA

 Os 525 anos da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira vão ser comemorados no dia 31 de maio com um programa especial.   Às 16h00, realiza-se uma eucaristia, na Igreja

Ler Mais »

Curso de cozinheiro(a)

O Centro de Formação Espaço Bússola inicia, a 3 de junho, um curso de cozinheiro(a) destinado à qualificação profissional de pessoas com deficiência e incapacidade. Este curso contempla a atribuição

Ler Mais »

Campanha “IRS Solidário”

A sua ajuda faz a diferença na vida dos nossos utentes. Antes de submeter a sua declaração de IRS saiba que a consignação do IRS permite-lhe encaminhar uma parte do

Ler Mais »

Cerimónia de Encerramento do Primeiro Curso de Cuidadores de Pessoa Idosa formou com sucesso 15 inscritos

Decorreu no passado dia 21 de dezembro, a Cerimónia de Encerramento do Primeiro Curso de Cuidadores de Pessoa Idosa do Centro de Competências de Envelhecimento Ativo (CCEA), no âmbito do Plano de Ação de Envelhecimento Ativo e Saudável. A cerimónia teve lugar no Equipamento Social de Olhos de Água, e contou com a presença do Secretário de Estado do Trabalho, Miguel Fontes; do Pres. da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo; da Vereadora da Câmara Municipal de Albufeira, Cláudia Guedelha; da Delegada Regional do IEFP no Algarve, Madalena Feu; do Vogal Executivo da CCDR Algarve, Aquiles Marreiros, e do Coordenador do Plano de Ação de Envelhecimento Ativo e Saudável, Nuno Marques.

Refira-se que o CCEA visa promover a formação em prestação de cuidados aos idosos, valorizar os recursos humanos envolvidos na prestação de cuidados aos idosos, no sentido de qualificar e requalificar os trabalhadores, e investir na formação e capacitação para a prestação diferenciada de cuidados com respostas formativas inovadoras dotando os ativos de competências para respostas mais eficazes face às necessidades do envelhecimento ativo.

A formação realizada em Albufeira teve uma duração de 50 horas,  e formou com sucesso 15 inscritos. A Santa Casa da Misericórdia de Albufeira (SCMA) propõe-se a contratar todos aqueles que cumpram os requisitos necessários e que mostrem interesse. A contratação destina-se a nova Estrutura Residencial para Idosos, cuja abertura se prevê para janeiro.

A SCMA manifesta a sua gratidão pela confiança depositada para mais este desafio, pois importa cada vez mais apostar na qualificação e capacitação de pessoas que cuidam de pessoas. Tendo em conta o perfil dos idosos que recebemos, cada vez mais dependentes e com um conjunto de patologias e comorbilidades, associadas ao processo de envelhecimento, preocupa-nos ter equipas no terreno capazes de cuidar de forma adequada atendendo às características individuais de cada utente.

Necessitamos de um novo olhar sobre o cuidar, por isso acreditamos no potencial destas iniciativas e somos parceiros no caminho para um envelhecimento mais digno, ativo e saudável.

Traduzir »