Misericórdia de Albufeira comemorou o seu 519º aniversário

Misericórdia de Albufeira comemorou o seu 519º aniversário

Em 1499 a Santa Casa da Misericórdia de Albufeira abraçou o compromisso de melhorar o bem-estar da pessoa no seu todo, prioritariamente dos mais desfavorecidos e fragilizados. Cinco séculos depois, é essa a incumbência que mantém com determinação e sentido de missão. No passado dia 31 de Maio a SCMA comemorou o seu 519º aniversário, sob o mote “519 anos de mãos dadas e corações unidos”. A cerimónia reuniu mais de duas centenas de pessoas.

A celebração Eucarística, presidida pelo Padre Flávio Martins, decorreu no Centro Pastoral Beato Vicente. Muito nos honrou a presença de utentes, colaboradores, membros dos órgãos sociais, e diversos representantes de entidades oficiais.

A Câmara Municipal de Albufeira fez-se representar pelo presidente, José Carlos Rolo, vice-presidente, Ana Pífaro e vereadores Rogério Neto e Cláudia Guedelha. O presidente da Assembleia Municipal, Paulo Freitas, e o presidente da RTA, Desidério Silva, marcaram igualmente presença.

Entre os representantes das Misericórdias, estiveram Manuel Filipe Semião de Loulé, Vítor Santos de Estômbar, Jorge Gaspar do Fundão e Henrique Fantasia de Boliqueime.

Concluída a missa, os convidados dirigiram-se para o exterior onde foi partilhado o bolo de aniversário e servido um beberete, durante o qual o presidente da Câmara, José Carlos Rolo ofereceu uma bonita peça escultórica.

O programa de comemoração prosseguiu com uma homenagem aos colaboradores que entre os anos de 2016 e 2018 atingiram 25 anos de carreira, e que, no presente ano, atingiram os 40 anos.

Em representação dos Órgãos Sociais, a Provedora Patrícia Seromenho enalteceu a dedicação e emprenho ao longo de muitos anos ao serviço da instituição. As colaboradoras Eudália Condeço e Idalécia Rocha, Ivone Duarte, Maria José Luís, Cláudia Serápio, e Arlinda Delgado, receberam distinções.

Significativo foi o momento de reconhecimento ao Dr. Carlos Silva e Sousa. Um breve filme foi exibido, recordando a sua comunhão com os problemas sociais do nosso concelho, e o interesse para com os problemas da nossa Misericórdia, sempre em benefício dos nossos utentes e dos mais necessitados do nosso concelho.

O atual presidente da CMA, José Carlos Rolo, evocou a figura do seu antigo colega, na presença de todos os familiares. Duas esculturas, da autoria do artista local Joaquim Pargana, e representativas da ligação com a missão da SCMA, foram ofertadas à Autarquia e aos familiares.

O programa de comemoração encerrou com um momento musical pelo quarteto de saxofones da Academia de Música e Dança do Fundão.

Expressamos o nosso sincero agradecimento aos parceiros que contribuíram para a realização deste evento:

Traduzir »
Santa Casa da Misericórdia de Albufeira