É uma Iniciativa de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES), que tem por objetivo reduzir a pobreza ou exclusão social, no concelho de Albufeira.
Efetuam-se atividades e serviços no âmbito da gestão financeira, da capacitação pessoal e social e do envolvimento do próprio e da rede de suporte social, implementadas com base num processo de capacitação, de criação pessoal e de integração social, no qual se recorre à arte, à cultura e à consciência ambiental.
O projeto é cofinanciado pelo Estado Português e pela União Europeia, através do programa CRESC Algarve 2020, sob a tipologia de Projetos para a Sustentabilidade, Inovação e Experimentação Social, Programa de Parcerias para o Impacto. Tem como investidor social o Município de Albufeira.
Destinatários
Pessoas em situação de pobreza, residentes no concelho de Albufeira: a) em situação de desemprego e com baixas condições de empregabilidade, ou; b) em situação de sobre-endividamento. Também se inclui um terceiro grupo de pessoas ou entidades com elevado sentido de responsabilidade social.
Atividades
- Oficina de marcenaria;
- Atelier de costura;
- Atelier de tecelagem;
- Atelier de artes plásticas;
- Arterapia;
- Consultas de psicologia;
- Dinâmicas de grupo temáticas;
- Balneário;
- Lavandaria;
- Gestão do orçamento familiar;
- Gestão da alimentação;
- Treino de AIVD;
- Doação de bens;
- Disseminação das boas práticas;
- Empregabilidade;
- Literacia digital;
- Serviços na rede da comunidade;
- Aconselhamento e acompanhamento social;
- Entidades apoiadas;
- Outras atividades da rede de suporte social do ECOS.