logo_fff

Próximos Eventos

Oficina de máscaras de carnaval

Fevereiro é sinónimo de uma das épocas mais divertidas do ano: o Carnaval! Não esquecendo este período de folia, o Projeto ECOS convida-te a participar numa experiência única. Entre 30

Ler Mais »

Balcão digital no espaço Em Con_tato

Ao longo do mês de fevereiro a Misericórdia de Albufeira dinamiza o projeto “balcão digital do cidadão.” Numa fase experimental, a iniciativa decorrerá no Espaço Em Con_tato localizado na Rua

Ler Mais »

Novos Órgãos Sociais tomaram posse para o Quadriénio 2023/2026

Os novos órgãos sociais da Misericórdia de Albufeira (SCMA) tomaram posse no dia 4 de janeiro, assinalando um momento solene da instituição. A cerimónia decorreu no Centro Paroquial de N. Sra. de Fátima em Olhos d’ Água. O ato esteve revestido de especial significado para os dirigentes cessantes e também para aqueles que agora assumem o desafio de conduzir a Nobre Missão desta instituição durante o quadriénio 2023/2026.

A abrir a cerimónia, e em representação do Bispo do Algarve D. Manuel Quintas, o Cónego Carlos de Aquino, desejou que este fosse um “espaço de encontro, para uma identidade e uma missão profunda,” que os novos membros iriam assumir. Este partilhou uma mensagem de estima do Bispo de Algarve, que apresentou as suas felicitações a todos os membros dos corpos sociais, invocando “as bênçãos do Deus menino, ainda imbuídos do espírito natalício e fraterno que estamos a viver.”

D. Manuel Quintas, impossibilitado de estar presente,  manifestou o seu reconhecimento pelo  bem realizado pelas Santas Casas do Algarve, nomeadamente a de Albufeira. Assim como a sua disponibilidade em continuar a contribuir para que este serviço prossiga com a qualidade e a generosidade que lhe são características.

Igualmente significativo foi o momento em que o Presidente da Assembleia Geral cessante, José Carlos Rolo, deu a posse ao seu sucessor Paulo Freitas. O novo Presidente referiu ter orgulho em fazer parte desta Irmandade. Posteriormente, os restantes 18 membros   tomaram posse. A cerimónia foi solenizada por rituais definidos nos compromissos (juramento, assinatura do auto de posse), na presença de representantes dos poderes locais, eclesiásticos e sociedade civil.

Tomando da palavra, José Carlos Rolo, felicitou os novos membros, expressando a gratidão e o orgulho que sentiu ao desempenhar as suas funções durante 4 anos.  “Com bastante sentido de responsabilidade exerci o mandato e vi em todos os membros dos corpos sociais uma dedicação e profissionalismo que devo salientar. Felicito-os na pessoa da Sra. Provedora. A colaboração e a comunhão de princípios que denotaram organização e dedicação foram fundamentais.  Felicito ainda, e com sentido de gratidão, os colaboradores que durante estes anos tiveram o papel de lidar com situações difíceis.”

O dirigente salientou ainda a diversidade da intervenção desta Misericórdia, expressa pela quantidade de respostas e na complexidade e exigência do trabalho de intervenção social. Ainda, assegurou que as entidades públicas locais estarão disponíveis para que, em conjunto possa ser cumprida a missão que por 523 anos desempenha. Prova disso foi o comunicado enviado pela Margarida Flores, Diretora do Centro Distrital de Faro da Segurança Social. “Depois de uma pandemia que ainda não acabou, a Segurança Social só pode ter uma palavra para com a SCMA: gratidão. Gratidão por todos os que muitas vezes, deixando os seus familiares e amigos, não tiveram dúvidas de qual era a sua missão: cuidar do outro. Gratidão por ser um importante parceiro. Gratidão a todos os que hoje tomam posse e colocam os seus talentos à favor da comunidade.”

Em nome das Misericórdias do Algarve, Armindo Vicente, Presidente do Secretariado Regional da UMP, enviou as suas felicitações. “A tarefa do vosso trabalho é muito exigente, e é muito importante para Albufeira e mesmo para a nossa região. A consideração e o carinho que tenho pela Sra. Provedora e por toda a equipa que a acompanha é grande. Que seja um ano de sucesso e concretizações e que a vossa missão se fortaleça com esta equipa dos Órgãos Sociais.”

José Apolinário Presidente da CCDR Algarve igualmente expressou a parceria da equipa que representa. “Tenho o compromisso, na missão que desempenho, de procurar sermos um instrumento para que os vossos projetos sejam em termos de qualificação, em resposta aos desafios da nossa sociedade, em termos de transição digital, e por outro lado na articulação com outras entidades, uma melhoria nas respostas que damos”.

A Provedora reeleita, Patrícia Seromenho, centrou as suas considerações sobre a atividade que exerce há 11 anos. Agradeceu a todas as entidades públicas e privadas presentes, o trabalho de parceria desenvolvido, sobretudo num contexto de pandemia.

“Devido a pandemia tivemos de reagir e dar resposta. Conseguimo-lo fazer porque estivemos sempre juntos. O Algarve teve a capacidade de fazer diferente, dando respostas aos problemas da região.  E em Albufeira isso foi possível graças ao apoio do Município de Albufeira. (…) Foi reconfortante saber que no meio da dificuldade e à distância de um telefonema, a ajuda chegava.”

Posteriormente a Provedora agradeceu a disponibilidade e motivação de todos os membros agora empossados para o bom cumprimento da Missão da Misericórdia de Albufeira, num mandato que será de grandes desafios, mas convicta na superação através do trabalho em equipa e em parceria.

Houve um reconhecimento especial às forças de segurança pública e proteção civil, bem como aos três membros dos órgãos sociais que cessaram funções, nomeadamente Carlos Rolo, Marlene Silva e Tânia Santos. Assim como aos mais de duzentos funcionários que compõem com extraordinária dedicação e resiliência esta grande família.

A cerimónia terminou com a bênção de todos os eleitos pelo Cónego Carlos de Aquino.

Traduzir »