Procurar
Close this search box.

Próximos Eventos

525º Aniversário da SCMA

 Os 525 anos da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira vão ser comemorados no dia 31 de maio com um programa especial.   Às 16h00, realiza-se uma eucaristia, na Igreja

Ler Mais »

Curso de cozinheiro(a)

O Centro de Formação Espaço Bússola inicia, a 3 de junho, um curso de cozinheiro(a) destinado à qualificação profissional de pessoas com deficiência e incapacidade. Este curso contempla a atribuição

Ler Mais »

Novos Órgãos Sociais tomaram posse para o Quadriénio 2023/2026

Os novos órgãos sociais da Misericórdia de Albufeira (SCMA) tomaram posse no dia 4 de janeiro, assinalando um momento solene da instituição. A cerimónia decorreu no Centro Paroquial de N. Sra. de Fátima em Olhos d’ Água. O ato esteve revestido de especial significado para os dirigentes cessantes e também para aqueles que agora assumem o desafio de conduzir a Nobre Missão desta instituição durante o quadriénio 2023/2026.

A abrir a cerimónia, e em representação do Bispo do Algarve D. Manuel Quintas, o Cónego Carlos de Aquino, desejou que este fosse um “espaço de encontro, para uma identidade e uma missão profunda,” que os novos membros iriam assumir. Este partilhou uma mensagem de estima do Bispo de Algarve, que apresentou as suas felicitações a todos os membros dos corpos sociais, invocando “as bênçãos do Deus menino, ainda imbuídos do espírito natalício e fraterno que estamos a viver.”

D. Manuel Quintas, impossibilitado de estar presente,  manifestou o seu reconhecimento pelo  bem realizado pelas Santas Casas do Algarve, nomeadamente a de Albufeira. Assim como a sua disponibilidade em continuar a contribuir para que este serviço prossiga com a qualidade e a generosidade que lhe são características.

Igualmente significativo foi o momento em que o Presidente da Assembleia Geral cessante, José Carlos Rolo, deu a posse ao seu sucessor Paulo Freitas. O novo Presidente referiu ter orgulho em fazer parte desta Irmandade. Posteriormente, os restantes 18 membros   tomaram posse. A cerimónia foi solenizada por rituais definidos nos compromissos (juramento, assinatura do auto de posse), na presença de representantes dos poderes locais, eclesiásticos e sociedade civil.

Tomando da palavra, José Carlos Rolo, felicitou os novos membros, expressando a gratidão e o orgulho que sentiu ao desempenhar as suas funções durante 4 anos.  “Com bastante sentido de responsabilidade exerci o mandato e vi em todos os membros dos corpos sociais uma dedicação e profissionalismo que devo salientar. Felicito-os na pessoa da Sra. Provedora. A colaboração e a comunhão de princípios que denotaram organização e dedicação foram fundamentais.  Felicito ainda, e com sentido de gratidão, os colaboradores que durante estes anos tiveram o papel de lidar com situações difíceis.”

O dirigente salientou ainda a diversidade da intervenção desta Misericórdia, expressa pela quantidade de respostas e na complexidade e exigência do trabalho de intervenção social. Ainda, assegurou que as entidades públicas locais estarão disponíveis para que, em conjunto possa ser cumprida a missão que por 523 anos desempenha. Prova disso foi o comunicado enviado pela Margarida Flores, Diretora do Centro Distrital de Faro da Segurança Social. “Depois de uma pandemia que ainda não acabou, a Segurança Social só pode ter uma palavra para com a SCMA: gratidão. Gratidão por todos os que muitas vezes, deixando os seus familiares e amigos, não tiveram dúvidas de qual era a sua missão: cuidar do outro. Gratidão por ser um importante parceiro. Gratidão a todos os que hoje tomam posse e colocam os seus talentos à favor da comunidade.”

Em nome das Misericórdias do Algarve, Armindo Vicente, Presidente do Secretariado Regional da UMP, enviou as suas felicitações. “A tarefa do vosso trabalho é muito exigente, e é muito importante para Albufeira e mesmo para a nossa região. A consideração e o carinho que tenho pela Sra. Provedora e por toda a equipa que a acompanha é grande. Que seja um ano de sucesso e concretizações e que a vossa missão se fortaleça com esta equipa dos Órgãos Sociais.”

José Apolinário Presidente da CCDR Algarve igualmente expressou a parceria da equipa que representa. “Tenho o compromisso, na missão que desempenho, de procurar sermos um instrumento para que os vossos projetos sejam em termos de qualificação, em resposta aos desafios da nossa sociedade, em termos de transição digital, e por outro lado na articulação com outras entidades, uma melhoria nas respostas que damos”.

A Provedora reeleita, Patrícia Seromenho, centrou as suas considerações sobre a atividade que exerce há 11 anos. Agradeceu a todas as entidades públicas e privadas presentes, o trabalho de parceria desenvolvido, sobretudo num contexto de pandemia.

“Devido a pandemia tivemos de reagir e dar resposta. Conseguimo-lo fazer porque estivemos sempre juntos. O Algarve teve a capacidade de fazer diferente, dando respostas aos problemas da região.  E em Albufeira isso foi possível graças ao apoio do Município de Albufeira. (…) Foi reconfortante saber que no meio da dificuldade e à distância de um telefonema, a ajuda chegava.”

Posteriormente a Provedora agradeceu a disponibilidade e motivação de todos os membros agora empossados para o bom cumprimento da Missão da Misericórdia de Albufeira, num mandato que será de grandes desafios, mas convicta na superação através do trabalho em equipa e em parceria.

Houve um reconhecimento especial às forças de segurança pública e proteção civil, bem como aos três membros dos órgãos sociais que cessaram funções, nomeadamente Carlos Rolo, Marlene Silva e Tânia Santos. Assim como aos mais de duzentos funcionários que compõem com extraordinária dedicação e resiliência esta grande família.

A cerimónia terminou com a bênção de todos os eleitos pelo Cónego Carlos de Aquino.

Traduzir »