Procurar
Close this search box.
logo_fff

Próximos Eventos

Assembleia Geral Ordinária

Nos termos do disposto no art. 22º do Compromisso da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira, convocam-se todos os irmãos para a Assembleia Geral Ordinária, que terá lugar,

Ler Mais »

Participação no Guia Natal

É possível fazer com que as compras de Natal sejam, também, solidárias. Nos dias 25 e 26 de novembro, estaremos no mercado natalício do “Guia Natal”. No mercado poderá encontrar

Ler Mais »

Março: um mês de diversão e aprendizagens no Centro Infantil

No Centro Infantil Quinta dos Pardais procuramos criar um espaço onde todas as crianças se sintam respeitadas na sua individualidade. Estimula-se a vontade de estar, de construir, de aprender e de serem felizes. Durante o mês de março promoveram-se atividades diversidicadas traduzidas em momentos de aprendizagem, elogio,  alegria, cumplicidade e muita diversão.

Experiência sensorial néon

Galeria de Imagens

Num ambiente estimulante, a pequenada foi convidada a entrar numa sala com o chão forrado de papel cenário e luz negra projetada. As tintas neón, a música e todo o meio envolvente, fizeram o total encantamento de todos. Os nossos meninos estavam deliciados! Com muita alegria, pintaram desta forma, resultando mais tarde em enfeitaram para as salas.

Visita dos Bombeiros Voluntários

Galeria de Imagens

A missão e a figura do bombeiro fazem parte do imaginário das nossas crianças. Os nossos meninos receberam a visita dos Bombeiros de Albufeira para falar dos serviços que prestam, e sensibilizar a para ações de prevenção de perigo. O ponto alto da visita foi, sem dúvida, o ressoar da sirene. Agradecemos o carinho e a disponibilidade.

Sessão de histórias com a “toca do conto”

Galeria de imagens

Valorizar a criatividade e a imaginação entre o mundo mágico das histórias e dos livros. Este foi o principal propósito da sessão de histórias que decorreu no Centro Infantil Quinta dos Pardais. As nossas crianças, através da animação de leitura, viveram uma experiência de descoberta e muito divertimento. Agradecemos a Joana Charneco, mediadora de leitura, pela experiência proporcionada.

Comemoração do Dia Internacional da Árvore

Galeria de Imagens

O dia 21 de março é, tradicionalmente, um dia muito importante no Centro Infantil . A plantação de uma árvore representa, para todos nós, um recomeço, um contributo para uma nova vida, uma comunhão de valores éticos, ambientais e relacionais. O respeito pela natureza – tal como o respeito pelo outro e por tudo o que nos rodeia – é uma forma de estar que procuramos enraizar em todas as nossas crianças.

Em conjunto com utentes do Lar Residencial S. Vicente, também tratamos das nossas hortas e partilhamos a narração da história: Ainda nada? O texto, aparentemente simples, encerra uma mensagem fulcral: a descoberta da paciência e a virtude da perseverança. Através do processo do nascimento e crescimento de uma planta, constrói-se uma metáfora da própria vida, com as suas frustrações, mas também com as suas satisfações.

​”Bem-vinda primavera, ainda agora chegaste e já nos trouxeste tanto!”

Galeria de Imagens

Quando a primavera chegou trouxe-nos dias maiores e mais solarengos. O bom tempo é sinónimo de explorações essenciais ao crescimento das nossas crianças. A pequenada confecionou “sopas de flores”, que a julgar pelo aspeto, estavam deliciosas. Esta atividade permitiu promover o desenvolvimento cognitivo, socio emocional, melhorar a atenção, memória e processamento de informação sensorial, estimulando a criatividade e a autoexpressão.

Com a ajuda das famílias, que trouxeram flores silvestres, realizáram-se retratos de primavera,expostos orgulhosamente em molduras de cartão, previamente pintadas pelas nossas crianças. O resultado deu mais cor à nossa escola.

Na creche entrámos numa floresta projetada, onde ao som da natureza, explorámos os primeiros sinais da primavera, vivenciando assim uma experiência rica em vários sentidos. Pintámos com flores e potenciámos atividades usando a luz negra, que mais uma vez encantou os mais pequeninos, evidenciando reações de encantamento.

Traduzir »