Procurar
Close this search box.
logo_fff

Próximos Eventos

Assembleia Geral Ordinária

Nos termos do disposto no art. 22º do Compromisso da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira, convocam-se todos os irmãos para a Assembleia Geral Ordinária, que terá lugar,

Ler Mais »

Participação no Guia Natal

É possível fazer com que as compras de Natal sejam, também, solidárias. Nos dias 25 e 26 de novembro, estaremos no mercado natalício do “Guia Natal”. No mercado poderá encontrar

Ler Mais »

Exposição “a sonhar o futuro” assinalou o dia internacional para a erradicação da pobreza

Na tarde de 17 de outubro, o Cais Herculano, em Albufeira, abriu portas à exposição “A sonhar o Futuro”. Esta mostra apresenta 15 registos fotográficos da autoria de pessoas em situação de sem-abrigo que mostram a sua perspetiva e o seu olhar sobre a cidade que os acolhe.

A iniciativa inseriu-se nas Comemorações do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, promovida pela Rede Europeia Anti-Pobreza, e dinamizada pelo Núcleo de Planeamento e Intervenção dos Sem-Abrigo de Albufeira (NPISA).

O Projeto ECOS – Oficina Ecológica de Cooperação Social, como membro do NPISA, dinamizou uma atividade com base na metodologia do Photovoice, que permitiu aos participantes ter voz sobre aspetos relacionados com a comunidade.

Marcelinho Silva, beneficiário do projeto, expressou como se sentiu ao participar na atividade.

“Participar neste evento é magnífico. Eu integrei as atividades no ECOS e tenho sentido força. Estamos a ver que não estamos sozinhos. Temos pessoas atentas à nossa vida, como todos nós merecemos como seres humanos. Da minha parte só tenho de agradecer e tenho fé que daqui para a frente vamos ter muitos mais apoios.”

O Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo e a Vereadora Cláudia Guedelha estiveram presentes na inauguração desta exposição, assim como os representantes das entidades que compõem o NPISA.

Convidando à reflexão sobre as mensagens patentes nas fotografias, o Presidente da CMA expressou a sua gratidão pela envolvência dos participantes.

“Quero dar uma palavra de apreço e gratidão por aquilo que se disponibilizaram a fazer. É importante, dizer às pessoas que vejam as fotografias e leiam as mensagens que nos fazem lembrar que existe um mundo para além deste que nos vivemos.”

A vereadora e coordenadora do NPISA reiterou a disponibilidade do Município em continuar a apoiar aqueles que estão em situação de fragilidade.

“Quero deixar uma palavra de valorização a estes artistas que abraçaram esta nossa ideia que se empenharam, fotografaram e escreveram. Assim fizeram este recinto mais belo e representaram ao visitante o que é sonhar o futuro. É com esse lema que nos vamos continuar ao vosso lado numa grande equipa, onde somos todos iguais, e sem distinções.”

O encontro findou com um momento de musical proporcionado pelo conservatório de Albufeira. Refira-se que a exposição decorre até o dia 30 de outubro.

Traduzir »