Procurar
Close this search box.
logo_fff

Próximos Eventos

Campanha “IRS Solidário”

A sua ajuda faz a diferença na vida dos nossos utentes. Antes de submeter a sua declaração de IRS saiba que a consignação do IRS permite-lhe encaminhar uma parte do

Ler Mais »

Assembleia Geral Ordinária

Nos termos do disposto no art. 220 do Compromisso da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira, convoncam-se todos os Irmãos para a Assembleia Geral Ordinária, que terá lugar

Ler Mais »

Dia Internacional da Família foi comemorado pelas diferentes Respostas Sociais

O Dia Internacional da Família é celebrado anualmente a 15 de maio. A data foi escolhida pela Assembleia Geral da ONU. A sua comemoração visa, entre outros objetivos, destacar a importância da família na estrutura do núcleo familiar e o seu relevo na base da educação infantil; reforçar a mensagem de união, amor, respeito e compreensão necessárias para o bom relacionamento de todos os elementos que compõem a família; chamar a atenção da população para a importância da família como núcleo vital da sociedade e para seus direitos e responsabilidades; e sensibilizar e promover o conhecimento relacionado com as questões sociais, económicas e demográficas que afetam a família.

Nos últimos anos, o conceito de família ampliou-se, partindo da perspectiva da função de proteção social. Este conceito baseia-se nos laços de solidariedade que possibilitam as condições necessárias para a proteção e a felicidade do grupo. Neste sentido, a Santa Casa da Misericórdia de Albufeira é um lar, uma família, onde residem crianças, jovens e idosos – com ligações profundas e onde se sentem protegidos e felizes.

Comemoração no Centro Infantil Quinta dos Pardais

Galeria de Imagens

O Dia Internacional da Família foi sinônimo de diversão e troca de afetos na Quinta dos Pardais. No dia 13 de maio teve lugar um programa de atividades gratuito. As nossas crianças e os seus familiares participaram em atividades diversas como jogos tradicionais, artes plásticas, música, dança, psicomotricidade sensorial e muito mais.

Comemoração no Centro de Dia O Roseiral

Galeria de Imagens

Para celebrar o Dia Internacional da Família, convidámos os familiares dos utentes do Centro de Dia a participar numa tarde de jogos, tais como minigolfe, ping pong, bowling e muito mais. Após o lanchinho partilhado, foi entregue aos utentes e colaboradores um miminho em forma de docinho, acompanhado com a seguinte mensagem: “a família é um refúgio que prevalece de pé, mesmo quando as maiores tempestades passam pelas nossas vidas. Agradecemos a todos os familiares pela participação e pelo contributo de géneros alimentares para o lanche.

Comemoração na Casa de Acolhimento A Gaivota

Galeria de Imagens

Para as crianças e os jovens da Casa de Acolhimento A Gaivota, o Dia Internacional da Família foi celebrado com pinique e atividades partilhadas. A atividade visou estimular as relações familiares; proporcionar momentos de lazer aos nossos utentes; desenvolver as relações com a equipa; e estimular o sentimento de pertença à casa de acolhimento. Durante a tarde decorreram jogos desportivos e de cartas, bem como um lanche partilhado onde as nossas crianças e jovens puderam convidar os seus familiares a estarem presentes.

Comemoração no Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental

Galeria de Imagens

A Felicidade tem nome: família. E “felizes são as nossas famílias!” No passado dia 15 maio comemorou-se o Dia Internacional da Família. Para assinalar a data, o Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP) desenvolveu um cenário alusivo à natureza. Nele foram inseridas molduras com formas de animais. As famílias acompanhadas pelo CAFAP contribuíram com uma fotografia, que foi escondida em cada moldura, pretendendo-se que, durante a semana, as famílias identificassem o animal correspondente à sua memória feliz. Para além de promover momentos de partilha e interação, a atividade permitiu enaltecer a importância da família e reforçar a mensagem de união, amor, respeito e compreensão necessárias para o bom relacionamento familiar.

Comemoração na ERPI O Roseiral

Galeria de Imagens

Ainda que condicionada pelo contexto da pandemia de Covid-19, a comemoração reuniu colaboradores e utentes num almoço de convívio e afetos. O carinho dos familiares chegou através de mensagens que foram projetadas para todos assistirem. Agradecemos aos familiares que contribuíram com bens alimentares para o lanchinho e pela partilha dos vídeos.

Comemoração no Projeto Albufeira GerAção – CLDS 4G

Galeria de imagens

A equipa do Projeto Albufeira Geração preparou algumas atividades para receber as famílias que connosco têm colaborado. Durante a tarde da passada quarta-feira, 18 de maio de 2022, as crianças puderam ter os seus rostos pintados com a sua personagem ou animal favorito. Os pais e as mães tiraram uma foto em família e levaram um presente, preparado com carinho pela equipa do projeto, como lembrança deste dia tão feliz.

Comemoração na Creche Tempos de Infância

Galeria de Imagens

A família é a primeira sociedade que convivemos e que levamos por toda vida, portanto, é a base da educação de qualquer indivíduo. É no convívio familiar que aprendemos, um com o outro, a respeitar, partilhar, ter compromisso, disciplina e a resolver conflitos. É no seio familiar que a criança aprende e incorpora valores éticos e onde são vivenciadas experiências afetivas, representações, juízos e expectativas. A escola surge como forma de completar essa mesma educação. Neste sentido, a Creche Tempos de Infância trabalha em conjunto com as famílias numa partilha de informações, com um mesmo objetivo: o bem-estar de todas as crianças. Na semana em que se comemorou o Dia Internacional da Família, a Creche procurou valorizar e mimar cada família, realizando diferentes atividades educativas e presenteando-as com uma recordação.

Traduzir »