logo_fff

Próximos Eventos

De e Para a Comunidade: Projeto de reabilitação do edificado da Misericórdia de Albufeira

O Projeto de Reabilitação do Edificado da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira (SCMA) da Rua Henrique Calado foi apresentado no Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, a 18 de abril de 2022. São edifícios com uma importância histórica muito relevante para a instituição e para a comunidade de Albufeira. Com a sua reabilitação e revitalização, pretende-se preservar a sua identidade patrimonial e histórica.

Agradecendo o apoio do Município de Albufeira e aos seus técnicos, da Arq.ª Maria Belo Serra e da equipa da SCMA, partilhamos imagens e um breve descritivo da intenção deste projeto, que para a Provedora da SCMA, Patrícia Seromenho, é “de Albufeira e para Albufeira, com conhecimento no passado, pés bem assentes no presente e que quer conquistar o futuro”.

O conjunto destes edifícios integrará um polo de divulgação do património, das valências e das práticas desta Santa Casa e das Obras da Misericórdia em Portugal, ao mesmo tempo que possibilitará a promoção de tradições e saberes do concelho e do Algarve.

Estará disponível um circuito museológico permanente, através do qual se poderá visitar a Antiga Albergaria e a Antiga Casa de Despacho. Os visitantes efetuarão uma viagem temporal e imersiva pela história da Misericórdia em Portugal. Terão acesso à Capela e à Sacristia da Misericórdia de Albufeira. Poderão percorrer uma área expositiva e interativa que contará a história das misericórdias do mundo, que são 520 no total, e durante a qual serão apresentadas as 14 Obras da Misericórdia.

A experiência continuará no antigo hospital. Este espaço será um expositor de artefactos que faziam parte da sua essência e atividade e convidará a uma experiência interativa sobre a história e função do Antigo Hospital, quer como entidade material quer pelo impacto que teve na comunidade, por ter sido um equipamento central de saúde e de atendimento social.

O projeto ainda contemplará espaços corporativos e comerciais, que visam promover a identidade e sustentabilidade da instituição. Disponibilizará uma área destinada a reuniões, a formações e a eventos culturais, que será composta por quatro salas. Na Loja +Misericórdia será efetuada a divulgação e a venda de produtos produzidos pelas Misericórdias do Mundo.

Este projeto também transportará a riqueza gastronómica do Algarve. Uma cafetaria e restaurante terão um conceito pré-definido: o de inovar com produtos regionais.

Para além do projeto do conjunto edificado do Hospital Velho, serão reabilitados e reconstruídos quatro edifícios habitacionais flexíveis na sua utilização, como eventuais espaços dedicados temporariamente a habitação/” atelier”, como espaços para que artesãos, escritores, e outros artistas que se integrem neste projeto global.

Refira-se que todo o projeto de reabilitação do edifício promove a inclusão e a acessibilidade para todos, e se enquadra na linha de financiamento IFRRU 2020, apresentando igualmente a execução de medidas de eficiência energética complementares à intervenção de reabilitação.

Traduzir »