Comemorações do Dia de S. Martinho

Comemorações do Dia de S. Martinho

Conta a lenda que certo dia, um soldado romano chamado Martinho, estava a caminho da sua terra natal. O tempo estava muito frio e Martinho encontrou um mendigo cheio de frio que lhe pediu esmola. Martinho rasgou a sua capa em duas e deu uma ao mendigo.

De repente o frio parou e o tempo aqueceu. Este acontecimento acredita-se que tenha sido a recompensa por Martinho ter sido bom para com o mendigo. Em sua homenagem, comemoramos o dia de S. Martinho com as primeiras castanhas do ano. Esta é uma das celebrações que marcam o outono e é muito acarinhada pelos nossos utentes. Diversas atividades decorreram no dia de 11 de Novembro nas Respostas Sociais da nossa Instituição.

 

Na Estrutura Residencial Para Idosos O Roseiral Roseiral 

Os nossos seniores festejaram o S. Martinho numa tarde de convívio, onde não faltaram as castanhas assadas e muitos sorrisos.

 

   Galeria de Imagens 

 

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e ar livre

No Centro Infantil Qta. dos Pardais 

O S. Martinho, época festiva associada a castanhas assadas e muita diversão, foi igualmente comemorado no Centro Infantil Quinta dos Pardais. Dando asas à imaginação e largas à criatividade, neste dia, as palavras de ordem foram a “partilha”, “amor ao próximo” e “convívio”. A exploração da Lenda de S. Martinho, histórias, canções, jogos de matemática, pinturas e vivências tradicionais fizeram parte do programa de atividades proporcionado. O terminou com a prova de castanhas e batata doce.

   Galeria de Imagens 

 

Na Unidade de Vida Apoiada Casa da Paz

Nesta data comemorativa os utentes da Casa da Paz apreciaram um lanchinho com as iguarias da época. As castanhas e a batata-doce, acompanhadas de sumo de laranja natural feito com produtos da nossa horta, fizeram as delícias de todos. Aproveitou-se o bom ambiente para dar um pezinho de dança.

   Galeria de Imagens 

Na Casa de Acolhimento  A Gaivota

Decorreu com muita alegria e animação, a comemoração na Casa de Acolhimento A Gaivota. U utentes e colaboradores cooperaram na confeção de castanhas e chocolate quente. Sendo este um dia especial para todos, não faltaram sorrisos de contentamento pela festa celebrada.

   Galeria de Imagens 

A imagem pode conter: 2 pessoas

No Lar Residencial S. Vicente

Com o objetivo de manter, valorizar tradições, promover as relações interpessoais e proporcionar um saudável convívio, os utentes do Lar Residencial S. Vicente assinalaram esta efeméride. Elaboraram-se diversos trabalhos de expressão plástica relacionados com as castanhas e a lenda de São Martinho. O tradicional magusto proporcionou muita animação. Os utentes mostraram-se muito participativos e ativamente envolvidos em todos os momentos de preparação e desenvolvimento das atividades realizadas.

   Galeria de Imagens 

 

Na Creche Tempos de Infância

O tema “a origem da castanha” serviu de mote para momentos de descoberta e de criatividade. As crianças tiveram a oportunidade de tocar num ouriço do castanheiro. “Ui, ui, pica!” foi a expressão mais ouvida pelos nossos meninos, que também exploraram um assador de castanhas, simulando o barulho do assador de castanhas a ser agitado.

A história da Maria Castanha foi narrada, e apreciada pelos grupos de crianças. Brincou-se ao faz de conta com o fantoche da personagem principal.

Trabalhos de expressão plástica alusivos à festividade foram realizados, e como no S. Martinho não podem faltar castanhas cozidas ou assadas, as crianças deliciaram-se a provar este fruto. 

   Galeria de Imagens 

 

No Centro de Formação Espaço Bússola

 A mensagem de generosidade, partilha e solidariedade que a lenda de S. Martinho contém, mais uma vez foi celebrada na Unidade de Reabilitação Profissional.
O lanche, onde não faltaram as castanhas, batata doce e bolos, foi confecionado pelos formandos do curso de pastelaria, decorreu num ambiente de confraternização adaptado às exigências sanitárias atuais.

   Galeria de Imagens 

 

Traduzir »
Santa Casa da Misericórdia de Albufeira