Entre a sensibilização ambiental, a expressão artística e o encontro entre gerações, foram várias as iniciativas que, nos últimos dias, proporcionaram momentos de aprendizagem, criatividade e convívio nas respostas sociais da instituição.
No ERPI Olhos de Água, a sustentabilidade ambiental esteve em destaque através de uma atividade dedicada à correta separação dos resíduos. Para tornar a aprendizagem mais prática e participativa, os utentes construíram os seus próprios ecopontos e foram sensibilizados para a importância de separar adequadamente os diferentes tipos de resíduos e de os encaminhar para o local correto. Uma iniciativa que alia consciência ambiental a participação ativa e que reforça a importância dos pequenos gestos na construção de um futuro mais sustentável.



Também no ERPI Olhos de Água, o Dia do Artista foi assinalado com muita criatividade, através de uma atividade de pintura dedicada ao autorretrato. Cada participante foi convidado a criar a sua própria representação, explorando livremente formas, cores e diferentes maneiras de se expressar através da arte.






Já na Casa de Acolhimento A Gaivota e no Centro de Dia O Roseiral, a criatividade serviu de ponte entre gerações. Jovens e idosos partilharam um momento de desenho livre, convivendo, conversando e dando asas à imaginação. Uma oportunidade para criar laços, trocar experiências e descobrir que, independentemente da idade, há sempre espaço para aprender e criar em conjunto.


Três atividades distintas, mas unidas por um mesmo propósito: promover a participação, estimular a criatividade, sensibilizar para temas importantes e criar oportunidades de encontro e partilha.
Porque cuidar também é proporcionar experiências, despertar curiosidades e criar momentos que aproximam pessoas.



