No âmbito do Dia Internacional da Mulher, celebrado a 8 de março, a Santa Casa da Misericórdia de Albufeira promoveu uma iniciativa especial para dar destaque ao papel fundamental das mulheres no setor social.
A Provedora da Instituição, Dra. Patrícia Seromenho, lançou um convite a várias mulheres — colaboradoras, dirigentes, representantes dos órgãos sociais e de entidades parceiras — reconhecendo a sua dedicação, competência e o impacto que têm na construção de uma sociedade mais justa, solidária e humana.
As convidadas foram desafiadas a partilhar, em vídeo, breves testemunhos sobre o significado de ser mulher no exercício da sua profissão e/ou na colaboração com a Misericórdia de Albufeira.
No vídeo que deu início à iniciativa, a Provedora destacou:
“Apesar de, no setor social, as intituições serem dirigidas maioritariamente por homens, cada vez mais temos mulheres como dirigentes. Na minha perspetiva nós trazemos algo diferente: uma gestão que é muito equilibrada, entre a razão e o coração, com um parceiro que é a criatividade. Conseguimos fazer de forma diferente, com maior proximidade, e alcançando os mesmos resultados.”
A encerrar a sequência de partilhas, contamos com a participação do Dr. Manuel de Lemos, Presidente da União das Misericórdias Portuguesas, que enalteceu a sensibilidade, o foco e a entrega das mulheres que trabalham na área social — “um contributo que muito valorizamos”.
A Misericórdia de Albufeira agradece profundamente a todas as pessoas que se associaram a esta reflexão conjunta ao longo do mês de março, ajudando a reforçar a importância e o reconhecimento do papel da mulher no terceiro setor.
Os testemunhos podem ser visualizados na playlist disponível no seguinte link.



