Procurar
Close this search box.
logo_fff

Próximos Eventos

Assembleia Geral Ordinária

Nos termos do disposto no art. 22º do Compromisso da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira, convocam-se todos os irmãos para a Assembleia Geral Ordinária, que terá lugar,

Ler Mais »

Participação no Guia Natal

É possível fazer com que as compras de Natal sejam, também, solidárias. Nos dias 25 e 26 de novembro, estaremos no mercado natalício do “Guia Natal”. No mercado poderá encontrar

Ler Mais »

Comemorações do dia de S. Martinho

O dia de S. Martinho é uma das celebrações que marcam o outono e é muito acarinhada pelos nossos utentes. Diversas atividades decorreram no dia de 11 de novembro nas Respostas Sociais da nossa instituição.

Para preparar a celebração, os utentes da ERPI O Roseiral realizaram canudos para colocar as castanhas previamente cortadas. Posteriormente, reuniram-se à volta do fogo e conversaram acerca das tradições associadas ao Magusto, como a prova do primeiro vinho, a jeropiga, a aguapé e o saltar a fogueira. Quando o lume abrandou, degustaram as castanhas assadas. Com esta atividade trabalhou-se a motricidade fina, e promoveram-se momentos de convívio salutar.

No Lar Residencial S. Vicente, a história “Maria Castanha” deu mote às atividades realizadas. Os utentes pintaram e construíram as suas próprias “Marias”, para posteriormente serem usadas durante o Magusto. Após ouvirem a narração da história, os utentes tiveram que procurar as “Marias Castanhas” que foram escondidas na eira. E como manda a tradição, após a caça das “Marias”, os utentes tiveram direito a um lanche recheado de castanhas e batata-doce assada.

O Dia de S. Martinho foi sinónimo de festa para os utentes da Casa da Paz. Em modo de preparação, estes desenvolveram a tradicional atividade onde fizeram os cartuchos. Pela primeira vez, os utentes deslocaram-se ao magusto realizado na aldeia de Paderne. Possibilitando o contato com a comunidade, deliciaram-se com as castanhas e divertiram-se muito com o bailarico.

Os seniores do Centro de Dia dedicaram-se a elaborar decorações. Paralelamente, realizaram uma atividade de estimulação multissensorial, com o objetivo de trabalhar os seus sentidos primários, nomeadamente a audição, o olfato, o tato, a visão e o paladar, bem como os sistemas propriocetivo e vestibular. Os idosos beneficiam com estas atividades lúdico-terapêuticas, uma vez que promovem o relaxamento, levam à melhoria das competências cognitivas, comunicativas e sociais. Desta forma, as atividades de estimulação multissensorial promovem a oportunidade de melhorar a qualidade de vida e o bem-estar dos utentes. Durante a execução da atividade, os seniores viram imagens, ouviram sons, leram histórias, tocaram em objetos e sentiram o cheiro e sabor de diferentes elementos, todos estes alusivos ao Magusto. No dia de S. Martinho, foi com muito entusiasmo que os seniores dançaram, cantaram e se sentaram à mesa para provar as castanhas e as batatas-doces.

Os meninos da creche Tempos de Infância também comemoraram o S. Martinho. Os pequenos provar a delícia desta época festiva: as castanhas. Foram realizadas diversas atividades de pintura alusivas à data. Os meninos puderam ainda explorar e conhecer a castanha, a sua forma, cheiro e textura, o ouriço do castanheiro e ainda o assador de castanhas. A história da Maria Castanha foi também uma das atividades mais divertidas, onde pintaram e colaram os olhos, boca e cabelo da Maria Castanha. No final do dia, cada menino levou ainda um cartucho com castanhas assadinhas.

Traduzir »