Património Imóvel

Património Imóvel

A Santa Casa de Misericórdia de Albufeira detém um vasto património imobiliário.  A rentabilização do património muito tem contribuído para um conjunto de reformas, para a sustentabilidade e para o investimento na Ação Social da Instituição.

A Misericórdia dispõe de um importante património histórico, edificado em uma das parcelas mais antigas do centro histórico, da cidade de Albufeira.  São edifícios situados na Rua Henrique Calado, onde funcionaram o Hospital de Albufeira, a Albergaria e a antiga Sede da Misericórdia e onde se encontra a Capela da Misericórdia.  A Capela foi fundada em 1499 pela Rainha D. Leonor, embora tivesse origens mais antigas, passando desde essa altura a pertencer à Misericórdia de Albufeira. 

Os edifícios históricos foram classificados de Interesse Municipal e encontra-se em elaboração um projeto para a sua reabilitação.  Pode consultar mais informação sobre o património cultural, na página da Direção-Geral do Património Cultural.  Para consultar uma informação histórica e patrimonial mais detalhada (Pinto e Pinto, 1968), clique sobre:

Descrição histórica e patrimonial

Traduzir »
Santa Casa da Misericórdia de Albufeira