A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

13º Congresso Nacional das Misericórdias Portuguesas

Fevereiro 7

Presidente da República vai estar presente no 13º congresso nacional das Misericórdias. Subordinado ao tema ‘Missão, rigor e compromisso’, o encontro vai ter lugar em Albufeira, entre 7 e 10 de fevereiro, e além de Marcelo Rebelo de Sousa, diversas personalidades também confirmaram a sua participação como oradores. A primeira fase de inscrições decorre até 7 de janeiro.

José Vieira da Silva, ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Cláudia Joaquim, secretária de Estado da Segurança Social, Ana Catarina Mendes, deputada do Partido Socialista, António Mendonça Mendes, secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Jorge Botelho, presidente da Associação Municípios do Algarve, Rui André e Álvaro Amaro, respetivamente presidentes das autarquias de Monchique e Guarda, são alguns nomes que estarão com as Misericórdias no congresso que decorre no Palácio de Congressos do Algarve.

O evento, como tem sido prática da União das Misericórdias Portuguesas (UMP), está a ser organizado em articulação com o Secretariado Regional da UMP em Faro e do programa consta ainda uma eucaristia presidida pelo bispo do Algarve, D. Manuel Neto Quintas.

Do setor social e solidário estarão presentes nomes já conhecidos das Misericórdias como Lino Maia, presidente da CNIS, e Eduardo Graça, presidente da CASES. Tomás Correia, Carlos Tavares e Nuno Mota Pinto são as personalidades ligadas ao Montepio Geral que confirmaram presença no evento.

Alguns nomes sonantes do setor privado também aceitaram o convite e por isso no congresso nacional estarão Manuel Ramalho Eanes, da NOS, Jorge Rebelo de Almeida, do Grupo Vila Galé, Jorge Coelho, da Mota Engil, e Luís Menezes, da Unilabs Portugal.

Ligadas diretamente ao universo das Misericórdias, personalidades como Edmundo Martinho, provedor da Santa Casa de Lisboa, Vítor Melícias, presidente honorário da UMP, António Brito, vice-presidente da Confederação Internacional das Misericórdias, e Maria de Belém Roseira estarão em Albufeira.

O bastonário Ordem dos Médicos, José Miguel Guimarães, o presidente da comissão organizadora da Convenção Nacional de Saúde, Eurico Castro Alves, e as médicas Helena Bárrios e Lia Fernandes também aceitaram o convite.

Para além dos plenários, o 13º congresso nacional vai contar com várias sessões temáticas cujo objetivo é, segundo o presidente da UMP, “reunir diferentes saberes e competências para continuarmos, órgãos sociais e quadros técnicos, a cumprir com rigor a nossa missão assente nas 14 obras de misericórdia”.

Para Manuel de Lemos, “num momento preocupante para o setor social e solidário é determinante que as Santas Casas participem em massa neste evento”. Trata-se, ainda de acordo com o presidente da União, de um momento privilegiado para o debate sobre as linhas que orientarão a estratégia das Misericórdias nos próximos anos.

“Será em nome dos nossos valores e da dignidade e cidadania das pessoas que estaremos reunidos para refletir sobre os desafios políticos, sociais e gestionários com que somos e seremos confrontados”, referiu o responsável, lembrando que “todos são determinantes para este congresso nacional”.

O encontro nacional das Misericórdias contempla ainda um programa destinado aos acompanhantes que inclui visitas a Tavira, Olhão, São Brás de Alportel, Loulé e Monchique.

As inscrições para o encontro, que acontece em Albufeira, estão já abertas através do site oficial do evento (www.congresso.ump.pt), e têm, até ao dia 7 de janeiro, o custo de 75 euros (a partir de 8 de janeiro o valor é de 150 euros). Para mais informações e eventuais esclarecimentos contactar a organização do congresso através de 22 941 68 88 ou congresso@ump.pt.

Detalhes

Data:
Fevereiro 7

Local

Palácio de Congressos do Algarve
Traduzir »
Santa Casa da Misericórdia de Albufeira