O Dia Internacional da Mulher foi comemorado com várias iniciativas nas diferentes respostas sociais da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira.
Uma delas foi a inauguração da exposição ‘Mulheres que inspiram’, que visa enaltecer o papel determinante da figura feminina para a missão da Misericórdia de Albufeira.
Esta é também uma forma de lembrar que as Misericórdias nasceram pela mão de uma mulher marcante na história de Portugal: D. Leonor, a Rainha Perfeitíssima. Contudo, não é só na sua origem que as mulheres tiveram um papel determinante nas Misericórdias. Ao longo dos séculos, as mulheres têm sido a alma das Misericórdias, muitas vezes de forma anónima, tantas vezes heroínas invisíveis, que colocam o serviço aos outros à frente das suas vidas e das suas famílias.
A exposição fica patente até amanhã no refeitório da sede da Misericórdia de Albufeira. Depois, vai andar em itinerância pelos seguintes locais:
- Equipamento Social de Olhos de Água: de 12 a 15 de março;
- Centro Infantil Quinta dos Pardais: de 18 a 21 de março;
- Espaço Em_Contacto: de 22 a 26 de março;
- Creche Tempos de Infância: de 27 de março a 02 de abril.
Na ERPI O Roseiral, o dia foi assinalado com uma sessão de beleza e massagens ao som de músicas relaxantes. Houve, ainda, tempo para uma “conversa de chá” sobre o papel da mulher na sociedade e a importância da comemoração da data.Cada utente da ERPI O Roseiral recebeu um miminho em forma de flor com a mensagem: “Ser mulher é ser mais forte do que os olhos podem ver. É ter no coração lugar para todos os sonhos do mundo”.
As utentes e funcionárias do Lar Residencial São Vicente comemoraram o dia com a troca de lembranças e afetos.
“Que nunca sejas limitada pela imaginação limitada de outras pessoas. Tu és especial!” Esta foi uma das mensagens transmitidas às utentes da Casa de Acolhimento A Cegonha. Além de frases motivacionais e de flores, as mulheres desta resposta social também receberam dicas de auto maquilhagem, num workshop dinamizado pela maquilhadora Ana Lopes.
Com esta iniciativa, pretendeu-se incentivar as utentes a trabalhar a auto-estima, aspeto essencial para que se sintam valorizadas e amadas.A Santa Casa da Misericórdia de Albufeira agradece à maquilhadora Ana Lopes pela dicas, que certamente vão ser postas em prática.
Na Casa da Paz, também se celebrou o Dia Internacional da Mulher com tratamentos de estética e bem-estar.
O Centro de Dia de Olhos de Água também festejou a efeméride, com cuidados de beleza, que fizeram realçar ainda mais os sorrisos das utentes.